Audiência pública debaterá soluções e alternativas para fomentar a reciclagem no Paraná

24/08/2023 14h45 | por Assessoria Parlamentar
O deputado Evandro Araújo (PSD) é o proponente do encontro.

O deputado Evandro Araújo (PSD) é o proponente do encontro.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado Evandro Araújo (PSD) é o proponente do encontro.

Nesta sexta-feira (25), às 9h, é a vez da região de Londrina receber a audiência pública para discutir os desafios, perspectivas e alternativas da cadeia de reciclagem no Paraná. Proposta pelo deputado estadual Evandro Araújo (PSD), o encontro será no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Essa é mais uma etapa das discussões em todo o estado para fomentar a reciclagem com gestores municipais de resíduos sólidos urbanos, especialistas e pesquisadores da cadeia da reciclagem, representantes das cooperativas e associações de catadores, do Ministério Público Estadual e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável. Em maio, a cidade de Maringá sediou o primeiro encontro.

“Nosso objetivo é reaquecer as políticas públicas e ações em prol da reciclagem no Paraná. Vamos juntar diversos atores responsáveis por coleta seletiva, separação, destinação, reutilização e gestão dos resíduos sólidos. Queremos, em conjunto, encontrar caminhos para melhorar os índices de reciclagem em todo o estado”, explicou Araújo.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), por ano, os paranaenses produzem quase 3 milhões de toneladas de lixo orgânico e reciclável (resíduos sólidos domiciliares e resíduos públicos urbanos). Deste volume, apenas 4,99% é efetivamente reciclado.

“Vai ser um momento importante para ouvir os segmentos envolvidos, colher e conhecer as demandas da região de Londrina, que depois iremos juntar num documento estadual sobre a cadeia da reciclagem”, completou.

A audiência pública é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do deputado.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação