Audiência Pública, exames gratuitos e ações para o bem-estar da mulher abrem a Campanha Outubro Rosa na Assembleia

28/09/2023 14h34 | por Assessoria Parlamentar

Créditos: Arte: Anne Botero

O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres no mundo todo. Se for descoberto no início, um em cada três casos pode ser curado. Desde 2011, a campanha Outubro Rosa, lei de autoria da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), é dedicada à conscientização sobre a necessidade do autoexame, diagnóstico precoce e tratamento.

A abertura oficial da campanha Outubro Rosa 2023 acontece no Grande Expediente da sessão plenária do dia 02 de outubro, com a presença da médica oncologista clínica, chefe da residência de oncologia clínica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, a Dra. Maria Cristina Figueroa Magalhães.

No mesmo dia, às 9 horas, uma Audiência Pública no Plenarinho da Assembleia irá discutir os avanços no tratamento do câncer de mama. O encontro terá a participação do médico oncologista de Porto Alegre e presidente do Instituto Intes, Dr. Alexei Peter dos Santos, da médica oncologista clínica, chefe da residência de oncologia clínica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Maria Cristina Figueiroa, da procuradora-chefe da Procuradoria de Saúde do Paraná e vice-presidente da Comissão de Saúde da OAB -PR, Camila Kochanowski Simão e  Adriane da Silva Jorge Carvalho do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Região Metropolitana de Curitiba (COSEMS).

No período da tarde, no Salão Nobre, em parceria com o Sesc/Senac, acontece o “Espaço Bem Estar”, com acolhimento de pacientes com câncer de mama, roda de conversas e apresentações culturais. E durante o dia todo, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, serão disponibilizados exames gratuitos de Papanicolau, preventivos de câncer de colo de útero, no Serviço Médico da Assembleia para servidoras da casa.

“Outubro Rosa abrange a saúde integral da mulher.  Queremos sensibilizar sobre os cuidados não apenas em relação ao câncer de mama, mas também o câncer de colo de útero, de ovários, a endometriose e outras doenças ginecológicas e sexualmente transmissíveis. A lei também prevê a elaboração de políticas públicas para o acompanhamento pré e pós trauma. Cuidar da mulher é cuidar de quem cuida da família toda”, alerta a deputada, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação