Audiência pública vai debater legalidade do comércio de cães e gatos no Paraná Proposta do deputado Luiz Fernando Guerra quer regulamentar a venda de animais domésticos.

22/08/2019 11h10 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Proposta apresentada pelo deputado Luiz Fernando Guerra na Alep quer regulamentar a venda de animais domésticos

Proposta apresentada pelo deputado Luiz Fernando Guerra na Alep quer regulamentar a venda de animais domésticos Créditos: Dálie Felberg/Alep

Proposta apresentada pelo deputado Luiz Fernando Guerra na Alep quer regulamentar a venda de animais domésticos

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai debater no dia 03 de setembro o comércio de cães e gatos no Estado. A proposta é do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) e tem como base o projeto de lei 185/2019 do parlamentar que regulamenta a venda dos animais domésticos dentro do Estado. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e está agora na pauta das Comissões temáticas.

Na audiência pública serão apresentados os pontos do projeto e a população poderá opinar. Foram convidados representantes de organização de classes, empresários do ramo de pet shops, defensores da causa animal e pesquisadores do tema.

Projeto de lei - O projeto estipula que a venda de cães e gatos no Paraná só poderá ser feita em criadores autorizados e devidamente fiscalizados pelo poder público. Também regulamenta a venda online. “Para evitar que os animais sejam sedados para serem enviados a outros estados”, disse o autor.   

Segundo Guerra, a proposta será um mecanismo para ajudar a reduzir o número de canis clandestinos no Estado, e garantir mais qualidade de saúde e bem-estar aos animais. “Construímos a proposta em conjunto com profissionais da área, mas entendemos ser importante apresenta-la à sociedade civil antes de ir ao plenário e virar lei de fato”, explicou Guerra.

Dados - No Paraná existem cerca de 4,2 milhões de cães e gatos, do total 2,7 milhões estão domiciliados ou semi-domiciliados e 1,5 milhão são animais de rua.

Serviço - Audiência Pública “Comércio Legal: Regulamentação da venda de animais domésticos no Paraná”

Data: 03/09/2019

Horário: 9 horas

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação