Aulão do Enem empolga alunos e professores da rede pública estadual Cerca de 700 alunos acompanharam as dicas dos professores do Grupo Eureka para as principais questões que devem ser abordadas no Enem 2018.

22/05/2018 17h25 | por Trajano Budola
Estudante Lucas Roberto Sampaio.

Estudante Lucas Roberto Sampaio.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Estudante Lucas Roberto Sampaio.

Priscila Bueno da Luz, estudante.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Priscila Bueno da Luz, estudante.

Maria Heloisa Vieira Marchiori, estudante.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Maria Heloisa Vieira Marchiori, estudante.

Matheus de Freitas Alessi, estudante.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Matheus de Freitas Alessi, estudante.

Victoria Agatha do Nascimento, estudante.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Victoria Agatha do Nascimento, estudante.

Professor Mércio Cabral dos Santos.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Professor Mércio Cabral dos Santos.

Professora Débora Cristina Santana.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Professora Débora Cristina Santana.

Professor Adolf Krueger.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Professor Adolf Krueger.

Professor Fábio Rogério ZelakCréditos: Dálie Felberg/Alep

Professor Fábio Rogério Zelak

O 1º Aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, que aconteceu na manhã desta terça-feira (22), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), empolgou alunos e professores que acompanharam as dicas do Grupo Eureka para as principais questões que devem cair nas provas deste ano. O “Projeto Assembleia no Enem”, uma parceria do Poder Legislativo mantido há quatro anos com o Grupo Eureka, com apoio da Uninter, reuniu 700 estudantes do 3º ano do Ensino Médio ávidos pelo conteúdo da aula presencial, também transmitida ao vivo pelo Facebook e pela TV Assembleia, inclusive com telões montados em diferentes colégios.

Keissy Ferreira da Cruz, aluna do Colégio Estadual José Guimarães, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas que tinha nas matérias das cinco principais áreas de conhecimento cobradas no Enem: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Redação e Linguagem. “Ajudou a todos para abrir nossos olhos e seguir o caminho para nossos sonhos. Me sinto mais motivada a enfrentar todas as barreiras até as provas no fim do ano”, destacou.

Lucas Roberto Sampaio, do Colégio Estadual João Turin, falou sobre as dificuldades que os alunos da rede pública têm na preparação para as provas do Enem. “O Aulão é interessante porque muitos não têm recursos para bancar um curso que ajude na preparação. Alunos carentes se sentem motivados e acompanham com mais facilidade o método direto e objetivo do Grupo Eureka. Ajuda muito”, explicou.

Priscila Bueno da Luz, do Colégio Estadual Paulo Leminski, aluna do 4º ano do Ensino Técnico, acompanhou questões que considerou novas e que não costumam ser abordadas na sua escola. “Muitos não têm oportunidade de aprender o que foi abordado no Aulão. Eu prefiro aprender desta forma como foi ensinada aqui, com mais descontração e objetividade”, afirmou.

Para Maria Heloisa Vieira Marchiori, do Colégio Estadual Professor João Loyola, as dicas vão ajudar muito na preparação. “Aprendemos como eliminar questões e como nos concentrar mais na hora das provas. Estar aqui nos motiva, é um incentivo a mais para estudar. Nas salas de aula é tudo mais formal e aqui, com as brincadeiras do Eureka, torna-se mais fácil entender os assuntos”, contou.

Matheus de Freitas Alessi, do Colégio Estadual Sebastião Saporski, acredita que os que participaram do Aulão terão vantagens sobre os demais concorrentes ao Enem, exatamente pela forma como as questões foram abordadas. “É uma experiência melhor, que me dá mais noção de como estudar. Ver todas estas pessoas aqui, na mesma situação que eu, é muito motivador. No caderno distribuído para os alunos estão as principais questões que já caíram no ano passado e que podem até cair novamente neste ano”, explica.

A aluna Victoria Agatha Nascimento, do Colégio Estadual João Paulo I, viu como novidade muito do que foi apresentado pelos professores do Grupo Eureka, conteúdo com o qual não havia tido contato anteriormente. “Muito do que foi falado não foi citado no colégio. Um aulão gratuito é muito importante, uma oportunidade para os colégios que promoveram a vinda dos alunos. Saber que não somos os únicos neste processo nos deixa mais tranquilos”, afirmou.

Professores – Os professores que acompanharam as turmas também se empolgaram com as aulas e com a forma como as questões foram abordadas pela equipe do Grupo Eureka. Mércio Cabral dos Santos, professor do Colégio Estadual João Bettega, viu a iniciativa do projeto “Assembleia no Enem” como uma oportunidade de integração para os alunos. “Nós somos de um colégio de periferia, com bastante dificuldade financeira, assim como são nossos alunos. É importante eles vivenciarem esta experiência com outros jovens e verificarem que estão em uma situação parecida, apoiados e com atenção. Eles se sentem mais acolhidos e com esperanças de participar e atuar desta forma. Eles têm poucas oportunidades de sair da escola e esta vivência é essencial. Acontecer em um espaço nobre, tão importante, faz com que os alunos se sintam valorizados, cria um apego às coisas da cidade, às instituições”, afirmou.

Para a professora Josane Aparecida França Buschmann, do Colégio Estadual do Paraná, os 25 alunos da instituição participantes do Aulão absorverão o conteúdo ministrado como uma forma de criar uma base mais sólida para as provas. “Tudo que vem a acrescentar ao conhecimento é muito importante. É importante que o poder público promova estes eventos que somam à educação, só vêm a colaborar com nossos alunos. É através da educação que mudamos o país e tudo que se faça para isso faz bem aos nossos estudantes” explicou.

A professora Debora Cristina Santana, do Colégio Estadual Ângelo Volpato, acompanhou sete alunos da instituição. Ela viu o Aulão como um momento decisivo para a preparação dos jovens que irão prestar o Enem. “Alunos que já passaram por esta experiência dizem que os professores do Eureka acertam as questões que realmente caem no Enem. Os alunos percebem que estão todos na mesma sintonia, preocupados com as provas, e se sentem parte de algo, já que várias escolas da região estão aqui e também estão neste processo”, afirmou.

O professor Adolf Krueger, do Colégio Estadual Hasdrubal Belleragd, acompanhou 34 alunos ao Aulão na Alep. Ele vê o processo como parte da motivação dos estudantes para as provas do Enem 2018. “São aulas apropriadas e eles veem como é que funciona toda a preparação. Eles observam como é para os outros colégios e fica mais fácil conectar todas as disciplinas de forma mais efetiva. Acompanhar toda esta movimentação é importante para que eles se foquem nos objetivos”, explicou.

O professor Fábio Rogério Zelak é diretor do Colégio Estadual Leôncio Correia, onde também aconteceu a transmissão ao vivo do Aulão em telões para audiência de cerca de 180 alunos. Ele faz parte também da equipe do Grupo Eureka e deu aula aos 700 alunos no Plenário da Alep. “Conseguimos fazer com que esta aula chegasse a muito mais alunos, muitos de escolas carentes. Os estudantes se sentem importantes, valorizados, algo que muda na questão psicológica em um ano tão importante para os jovens”, afirmou.

 

 

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