Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Aulão movimenta Alep e motiva estudantes de escolas públicas

Podcast
(Descrição do áudio))

Das galerias, das tribunas de honra, e claro, de dentro do  Plenário da Assembleia, os estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino de Curitiba iam chegando e se acomodando como  podiam. E, aos poucos, lotaram todo o espaço, que foi  transformado em sala de aula. Quem chegou mais cedo ocupou as cadeiras onde sentam os deputados para aprovarem  as leis do Paraná. Elas  viraram “carteiras” para os cerca de 700 alunos, que  participaram, na manhã desta quarta-feira (16) do segundo aulão preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Que o diga o estudante Vítor Bill, que se sentiu motivado  para as provas do Enem depois de assistir ao  aulão de um local privilegiado, sentado  na cadeira de um dos parlamentares.

(sonora)

O presidente, deputado Ademar Traiano (PSDB) abriu os “trabalhos” e lembrou a importância dessa proximidade da Casa com os jovens.

(Sonora)

Para Daniela Lemos, do colégio José Guimarães, no bairro Hauer, essa foi uma ótima e nova experiência  afinal, ela nunca nem havia estado na sede do Poder Legislativo.

(sonora)

Ao lado da colega de sala, Antuelly Simas, aproveitou para absorver o máximo que pôde do conteúdo.

(Sonora)

 Conteúdo passado por uma equipe completa de professores durante duas horas e sobre cada um dos  temas das  cinco áreas  cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio: linguagem, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

 O coordenador do projeto, o professor Marlus Geronasso, reforçou a importância da educação para todos. Citou Paulo Freire para dizer que “A educação não transforma o mundo, mas tem a capacidade de transformar o homem”.

 (Sonora)

 A parceria entre Assembleia e Eureka começou em 2015, quando a TV Assembleia passou a transmitir as aulas com conteúdos do Enem. Foram mais de 450  aulas, que podem ser acessadas pelo canal de vídeos you tube.   Conteúdos preparatórios não apenas para o Enem, mas para vestibulares, e que  foram elaborados pela equipe de professores do Eureka, formada por voluntários que há 13 anos dão aulas de  reforço para estudantes da rede pública, possibilitando que eles possam concorrer de igual pra igual com os alunos da rede particular.

 

Denílson Ferreira avaliou a inusitada aula  como inspiradora.

(Sonora)

     O Enem tem sido a principal porta de entrada  para o acesso dos estudantes ao Ensino Superior gratuito. Em Curitiba, por exemplo,  a UTFPR  só utiliza a  nota do  exame   para aprovação.  No caso da UFPR,  30% das vagas são preenchidas via Enem. Este ano as provas acontecem em dois domingos: dias 5 e 12 de novembro.

 Mas mais do que preparar os estudantes para as provas do Enem, os resultados do aulão, podem ir para além desse objetivo, na opinião de Sueli Becker, coordenadora de educação básica  no Núcleo de Educação de Curitiba.

 (Sonora)

 Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação