Avança projeto que muda regras para escolha de diretores de escolas estaduais no Paraná Iniciativa do Governo define que os candidatos ao cargo terão de passar por cursos, além de serem submetidos a uma avaliação antes de poderem concorrer à eleição. Oposição votou contra.

05/09/2023 17h10 | por Ana Luzia Mikos
Os parlamentares participaram de duas sessões plenárias ordinárias nesta terça-feira (5).

Os parlamentares participaram de duas sessões plenárias ordinárias nesta terça-feira (5).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Os parlamentares participaram de duas sessões plenárias ordinárias nesta terça-feira (5).

O projeto de lei que prevê mudanças nas regras para a escolha de diretores de escolas públicas do Paraná passou em primeiro turno na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta terça-feira (5), quando foram realizadas duas sessões plenárias ordinárias. A iniciativa 672/2023 do Poder Executivo define que os candidatos ao cargo terão de passar por cursos, além de serem submetidos a uma avaliação antes de poderem concorrer às eleições nas escolas.

“Um grande avanço para que tenhamos diretores altamente qualificados. O Estado está alterando todo o método de escolha, onde permanecerão diretores com critérios técnicos dentro dessa nova modelagem de restruturação da educação no Paraná, que já é uma referência nacional em relação ao ensino. Portanto, o aprimoramento dos diretores é fundamental, principalmente no campo do conhecimento e do relacionamento”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD).

Já a Oposição questionou a constitucionalidade e termos do projeto e votou contrariamente, com placar final de 33 votos favoráveis e oito contrários em Plenário.

“Conquistamos no Paraná, em 1984, o direito da comunidade de escolar escolher livremente os diretores. E, a cada mudança, o Governo vem retirando da comunidade esse protagonismo. Por isso, apresentamos um substitutivo geral para corrigir o projeto, além de erros formais”, disse o deputado Professor Lemos (PT).

Por isso, o texto volta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). De acordo com o líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), “já temos seis modificações que vão aperfeiçoar o projeto.”

O governo alega que a proposta 672/2023 visa estabelecer requisitos e procedimentos mais elaborados que os atuais para a seleção de diretores, aprimorando o método de escolha. O Executivo argumenta ainda que o projeto tem o objetivo de aperfeiçoar a gestão educacional e funcional das instituições de ensino da rede pública, criando maior comprometimento e eficiência à formação e aprendizagem dos alunos.

De acordo com o texto, o credenciamento de candidatos para a função de direção nas escolas do Estado será realizado por meio de edital da Secretaria de Estado da Educação (SEED), composto por etapas de caráter eliminatório.

Entre essas etapas estão a participação, conclusão e aprovação no curso de formação de gestores de educação pública, a avaliação de conhecimento mediante prova sobre o conteúdo do curso e a apresentação do plano de gestão escolar à banca examinadora.

Paraná Integral

Outro projeto de lei do Poder Executivo, o 416/2023, foi aprovado em primeira discussão também com voto contrário da Oposição (36 x 8). A iniciativa institui o Programa Paraná Integral (PPI).

Segundo o governo, o programa, vinculado à Secretaria de Estado da Educação (SEED), tem o objetivo de melhorar a oferta e a qualidade da educação básica por meio da implementação de políticas públicas voltadas à educação em tempo integral em instituições de ensino da rede pública estadual do Paraná.

De acordo com o texto, a proposta visa ampliar as oportunidades de acesso à educação por intermédio da jornada escolar integral, promovendo a formação integral dos estudantes por meio da educação básica e garantindo um currículo escolar articulado por meio da integração das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular e da Parte Diversificada.

“É inconstitucional e fere a gestão democrática e o pluralismo político, pois o Governo não concorda com o que está estabelecido em legislação nacional sobre o tema, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases)”, discursou a deputada Ana Júlia (PT). O projeto também recebeu emendas, retorna à CCJ e, segundo o Hussein Bakri, “elas serão analisadas e acatadas dentro das possibilidades”.

Judiciário

Os parlamentares aprovaram em dois turnos o projeto de lei 466/2022, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), que altera a Lei n° 17.474/2013. De acordo com o Tribunal, a medida visa a assegurar a adequada retribuição pecuniária aos servidores que desempenham as funções de Agente de Contratação, compatibilizando sua nomenclatura com a nova Lei de Licitações. Com dispensa de redação final, o texto segue para sanção.

Assédio

Em segunda e terceira votação, os parlamentares aprovaram o projeto 88/2023, de autoria do deputado Tito Barrichello (União). A iniciativa obriga as empresas de central de atendimento a disponibilizar para seus colaboradores canal de denúncias, com vistas à prevenção e combate ao assédio sexual, homofobia e xenofobia.

Utilidade Pública

Em segunda discussão foram aprovados os projetos de lei 318/2023, do deputado Adão Litro, que concede o título de utilidade pública à Associação dos Tenistas de Pato Branco; e o 586/2023, do deputado Soldado Adriano José (PP), que concede o título de utilidade pública à Associação das Ruas ao Palácio (Adrap), de Sarandi.

Primeira discussão

Na segunda sessão ordinária, os deputados votaram o projeto de lei 447/2023, do deputado Hussein Bakri, que institui a Campanha Permanente de Conscientização e Prevenção da Bronquiolite no Estado do Paraná.

De acordo com o texto, aprovado em primeiro turno, a campanha deverá ser iniciada anualmente na primeira semana do mês de março e com término no último dia do mês de julho. É destinada ao desenvolvimento de ações afirmativas, educativas e preventivas sobre os perigos causados pela bronquilite, uma inflamação viral, que atinge principalmente os bebês menores de dois anos e é mais comum no inverno

E, para completar, os parlamentares aprovaram o projeto de lei 614/2023, do deputado Gugu Bueno (PSD), que concede o título de utilidade pública à Associação Patobranquense de Kickboxing Boxe.

Por causa dos feriados da Independência (7) e do Dia da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (8), os deputados retornam ao Plenário na próxima segunda-feira (11).

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação