Beto Capeletto é homenageado na Assembleia Legislativa por suas canções sobre o Paraná Artista tem mais de 100 músicas inspiradas nas belezas do Paraná, o valor da nossa gente, as lutas, história e pontos turísticos.

22/11/2021 16h23 | por Kharina Guimarães
Entrega de menção honrosa ao senhor Alberto Capeletto, por proposição do deputado Tercílio Turini (CDN).

Entrega de menção honrosa ao senhor Alberto Capeletto, por proposição do deputado Tercílio Turini (CDN).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Entrega de menção honrosa ao senhor Alberto Capeletto, por proposição do deputado Tercílio Turini (CDN).

“E assim na guerra ou na paz...

Na alegria ou na dor...

Essa terra me faz paranaense de amor”

 

É cantando as belezas do Paraná que o músico Beto Capeletto demonstra o orgulho da nossa gente e da nossa terra. O trecho da música “Sou Paraná” é apenas uma pequena amostra das mais de 100 músicas gravadas e 67 produzidos dedicados a cantar as belezas das cidades paranaenses, o valor da nossa gente, as lutas, história e pontos turísticos. O músico foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná durante a sessão plenária desta segunda-feira (22).

A entrega de uma Menção Honrosa foi uma proposta do deputado Tercílio Turini (CDN), que destacou o trabalho de Capeletto em valorizar, principalmente, as cidades do Paraná. “É um artista que tem como fonte de inspiração e criação o nosso estado do Paraná. Ele tem divulgado como ninguém os nossos municípios e o nosso estado do Paraná. É um verdadeiro embaixador do Paraná. A Assembleia Legislativa está fazendo essa homenagem, uma homenagem de todo o Paraná, por tudo aquilo que o senhor como artista, como músico e como compositor, tem feito pelo estado e elevado o nome das cidades do Paraná”.

Capeletto falou da alegria em receber a homenagem e ver sua música valorizada no estado que tanto ama. “É a primeira vez em 22 anos que eu sou lembrado nessa Casa de Leis. Então, para mim, isso é muito importante, porque tocam músicas minhas muito mais fora do que aqui. No Rio Grande do Sul, no Mato Grosso, em São Paulo, mas agora chegou o momento de ser valorizado e ouvido aqui e eu estou muito feliz com isso”.

Paranaense filho de gaúchos, Capeletto aprendeu em casa a valorizar a nossa terra. “Eu sou filho de gaúchos e meus pais foram fundadores de uma cidade do Noroeste, Querência do Norte. Meu pai começou a passar para os filhos o amor que a gente tinha que ter por essa terra. E eu nasci aqui já. Eu poderia cantar qualquer outra coisa, mas o que bate em mim é o Paraná e me doo completamente para essa missão”.

Biografia - Nascido em Querência do Norte, Alberto Capeletto – conhecido como Beto Capeletto – é dentista e tem uma trajetória de mais de vinte anos na cultura paranaense. É autor da canção que fala sobre os 150 anos da emancipação política do estado (comemorados em 2003) e de outras composições que retratam todas as cidades do Paraná, lutas, alegrias e lamentos de sua gente, rios e também os pinheirais.

A maioria das músicas foi gravada pelo grupo “Terra Vermelha”, que conta na sua formação com Renato, Juliano Floriani, Danilo Dyba, Julio César de Lima e Paulo Machado, além de Beto Capeletto. A primeira composição de sucesso do “Terra Vermelha” foi a música “Maringá”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação