Bloco da Agricultura Familiar Defende a Implantação de Programas que Agreguem Renda Ao Campo

26/05/2011 11h27 | por Nádia Fontana
O deputado Elton Welter (PT), eleito, recentemente, líder do Bloco da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa, afirma que essa frente parlamentar vai lutar pela implantação de políticas públicas que beneficiem e valorizem os pequenos agricultores. “No Paraná, quase 90% dos produtores são agricultores familiares. Os agricultores familiares são responsáveis por 70% dos alimentos produzidos no Brasil e nosso compromisso é defender a implantação de programas que agreguem valor à produção, aumentem a produtividade, e proporcionem a geração de emprego e renda aos pequenos proprietários”, frisa.
Além disso, segundo Welter, o bloco fará a articulação com entidades representativas de trabalhadores, associações e cooperativas da agricultura familiar. Na agenda de trabalho, já está prevista a realização de uma audiência pública, no dia 7 de junho, na Assembléia, para debater a implantação de sistemas de produção agroecológica na agricultura familiar do Paraná. Participam do evento entidades representativas dos produtores orgânicos, associação de consumidores de produtos orgânicos, técnicos, a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e autoridades do Governo do Estado.
Integrantes - A constituição e instalação do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar foi formalizada durante o mês de maio na Assembleia Legislativa. Conforme publicação no Diário Oficial, é formado pelos seguintes parlamentares: Luciana Rafagnin (PT), Anibelli Neto (PMDB); Luiz Eduardo Cheida (PMDB); Nelson Luersen (DEM); Marla Tureck (PSC); Toninho Wandscheer (PT); Caíto Quintana (PMDB); Tadeu Veneri (PT); Professor Lemos (PT); e Enio Verri (PT). Na ocasião da instalação os integrantes elegeram o deputado Elton Welter para a liderança do bloco e a deputada Luciana Rafagnin para a vice-liderança.
De acordo com dados apresentados por lideranças do PT, no Paraná a agricultura familiar representa mais de 302 mil estabelecimentos rurais, o que representa cerca de 90% das propriedades agropecuárias. Em uma área de apenas 27,8% do total de estabelecimentos existentes, a agricultura familiar responde pelo emprego de 70% da mão de obra ocupada na agricultura e por 43% do Valor Bruto da Produção (VBP), que é um indicador de geração de renda e incremento à economia do estado.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação