Botão do Pânico passará a funcionar via App 190

29/05/2019 17h13 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Novo modelo do chamado Botão do Pânico foi apresentado pelo Governo do Estado.

Novo modelo do chamado Botão do Pânico foi apresentado pelo Governo do Estado.Créditos: Veruska Barison

Novo modelo do chamado Botão do Pânico foi apresentado pelo Governo do Estado.

Novo modelo do chamado Botão do Pânico foi apresentado pelo Governo do Estado.Créditos: Veruska Barison

Novo modelo do chamado Botão do Pânico foi apresentado pelo Governo do Estado.

O novo modelo do chamado “Botão do Pânico” que vai ajudar mulheres em situação de risco no Paraná foi apresentado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (29) e resultará em um plano de trabalho conjunto entre a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Celepar. A nova proposta irá funcionar através do aplicativo 190 da Polícia Militar e as mulheres com medidas protetivas terão acesso exclusivo para a função “Botão do Pânico”.

O “Botão do Pânico” foi implantado no Paraná através da lei 18.868/2016, proposta na época pela deputada Cristina Silvestri (PPS), mas ainda não atende todas as mulheres que estão sob medida protetiva devido ao custo do equipamento.

Com o funcionamento via aplicativo, além beneficiar todas as mulheres com medida protetiva, poderá atender aos idosos em situação de violência doméstica e familiar. Projeto de lei que estende o benefício aos idosos foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e aguarda a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Júnior. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD) e o ex-deputado estadual e, hoje secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost,

“É uma medida importante para garantir, em um futuro bem próximo, mais segurança para pessoas idosas que precisam de proteção. A alternativa de um aplicativo é muito mais moderna, eficiente e econômica aos cofres públicos”, disse o secretário Ney Leprevost.

Há duas semanas, o deputado Cobra Repórter se reuniu com o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Lanes Randal Prates Marques, e recebeu, em primeira mão, a notícia de que o Botão do Pânico passaria a funcionar junto ao App 190.

“Quando o projeto foi aprovado em segunda discussão no início desse mês, fui até a Secretaria Estadual de Segurança Pública para saber qual o motivo do Botão do Pânico ainda não estar funcionando plenamente para as mulheres. Prontamente, recebemos a resposta e a solução para o impasse que vinha se arrastando”, afirmou o deputado Cobra Repórter.

A nova tecnologia foi desenvolvida pela Celepar, com alinhamento estratégico com as áreas de inovação da Sesp e Sejuf para substituir o dispositivo do Botão do Pânico. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em qualquer celular com sistema operacional Android ou iOS. Após baixar o aplicativo, o usuário faz um cadastro rápido e, a partir daí, será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação