Bührer Propõe Criação do Centro de Atendimento Ao Idoso

25/08/2005 17h57 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 25/08/05Jornalista: Flávia PrazeresBÜHRER PROPÕE CRIAÇÃO DO CENTRO DE ATENDIMENTO AO IDOSOOs idosos no Paraná agora poderão contar com um atendimento especializado e gratuito. É o que prevê o projeto de lei do deputado Francisco Buhrer (PSDB), propondo a criação e implantação do Centro de Atendimento Integral ao Idoso.Para o funcionamento, a instituição contará com um convênio entre prefeituras municipais e o governo estadual. Além disso, os recursos para a manutenção da estrutura física e funcional, poderão também ser destinados pelo governo federal. Os idosos poderão contar com programas educativos, de recreação e de estímulo ao trabalho, através de oficinas, palestras, encontros e reuniões abertas à população e aos asilados, bem como aos grupos de terceira idade. O Centro de Atendimento Integral ao Idoso ainda oferecerá atendimento médico próprio e fornecimento de remédios, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).A instituição fornecerá aos seus internos uma alimentação adequada, auxílio jurídico, incentivo à prática esportiva e o transporte adequado às necessidades dos idosos. As pessoas com idade acima de 60 anos, carentes e grupos da terceira idade poderão usufruir destes espaços para a realização de suas atividades. “Um dos objetivos da proposta é promover a integração e socialização dos grupos de terceira idade e dos idosos asilados”, justifica o autor.O deputado ainda assinala que a medida tem o intuito de colocar em prática a Lei 10.741/03 que instituiu o Estatuto da Terceira Idade. E ainda aponta que uma das metas do Centro de Atendimento Integral ao Idoso será a melhoria da qualidade de vida, proporcionando a eles o atendimento nas diversas áreas, tais como saúde, alimentação, atividades físicas, culturais e recreativas.