Buhrer Propõe Teste Vocacional Nas Escolas Públicas

15/09/2005 17h22 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 15/09/05Jornalista: Flávia PrazeresBUHRER PROPÕE TESTE VOCACIONAL NAS ESCOLAS PÚBLICASO projeto de lei de autoria do deputado Francisco Buhrer (PSDB), aprovado em segunda discussão na Assembléia Legislativa, propõe a implantação de teste vocacional nas escolas públicas.De acordo com o autor, a medida deverá ajudar os jovens na escolha da profissão. Além disso, Buhrer acredita que a proposta poderá desafogar determinadas áreas profissionais, oferecendo conhecimento sobre a existência de diferentes cursos de graduação.A matéria também prevê a realização de palestras informativas, que deverão ser realizadas por profissionais já graduados “com o intuito de apresentar a atuação no mercado de trabalho”, acrescenta o parlamentar.O projeto, por ser de caráter autorizatório, será implantado apenas com a aquiescência do Poder Executivo. Entretanto, o deputado declara que a medida tem tudo para dar certo e ser efetivada pelo governo do Estado “afinal é uma iniciativa que vai de encontro com os interesses do poder público, prestando o apoio aos jovens, um segmento em formação. E ainda, gerando profissionais mais certos de suas escolhas”, defende.A Comissão de Constituição e Justiça apresentou um substitutivo geral, alegando que a propositura sendo apenas autorizatória torna o projeto de lei inexeqüível. Contudo acredita que transformá-la em impositiva fere a Constituição Estadual, por ser atribuições de órgãos do Executivo. O texto passa a vigorar com a seguinte redação: “O Estado do Paraná oferecerá aos alunos, matriculados no último ano do ensino médio das escolas públicas um teste vocacional, precedido de esclarecimentos sobre o ramo de atividades e áreas de atuação de cada profissão”. E acrescenta que a lei deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo.A Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, ao apreciar o mérito da matéria, considerou em seu relatório “indiscutível a aplicação de teste vocacional para os nossos jovens, que fará com que eles tomem conhecimento antecipado a respeito da profissão que poderiam vir a exercer”.UTILIDADE PÚBLICA - A partir de agora, os alunos deverão ter acesso a todos os números de utilidade pública, que de acordo com o projeto da deputada Arlete Caramês (PPS) serão afixados nas salas de aula das escolas públicas.O cartaz conterá os telefones da Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Narcodenúncia e Delagacia de Atendimento à Mulher. “Com a afixação dos cartazes com os números de emergência nas salas de aula, todos os alunos passarão a conhecê-los e a memorizá-los, sabendo assim exatamente a quem chamar em uma situação de emergência”, ressalta a deputada.O projeto, aprovado em segunda discussão, será encaminhado ao Executivo, já que foi apresentado requerimento pedindo a dispensa de terceira discussão e redação final. Caso seja sancionado pelo governo estadual passará a vigorar, dentro 60 dias.