Bührer Propõem Ao Estado a Oferta de Internet Gratuita Para Escolas Municipais Em Todo o Paraná

09/04/2007 18h00 | por
O deputado estadual Francisco Bührer apresentou na Assembléia Legislativa, mais um projeto de grande alcance social e novamente voltado à educação, exemplo das propostas de implantação da Orientação Vocacional; de avanços funcionais a servidores públicos e ainda na área cultural.Nesta nova proposta apresentada através de Projeto de Lei, Bührer quer que o Estado aplique o mesmo modelo que tomou quando da implantação do Programa Paraná Digital e passe a ofertar o serviço a toda rede fundamental de ensino, beneficiando as escolas municipais do Paraná.Na proposta apresentada pelo Deputado, o Governo do Estado do Paraná, através da COPEL – Companhia Paranaense de Energia Elétrica fica autorizado a ofertar a rede municipal de ensino em todo o Estado, a conexão e o acesso gratuito a Internet, onde as escolas municipais seriam conectadas a rede de cabos de fibra óptica implantados pela Copel.Neste seu novo projeto, o deputado Francisco Bührer defende que se o Governo do Estado já realizou os investimentos necessários para que o serviço de telecomunicações da COPEL chegue à população com alta qualidade e ainda, que se o serviço está sendo disponibilizado à rede estadual de ensino, o mesmo também aconteça para as escolas da rede municipal. Hoje, segundo informações comerciais prestadas pela própria COPEL, para uma escola onde sejam instalados 10 computadores com acesso a Internet, o custo mensal estaria próximo de R$ 800,00.Em sua proposta o deputado estadual Francisco Bührer defende dois aspectos muito importantes; o primeiro diz respeito ao melhoramento da qualidade do ensino, onde a INTERNET atua como fonte de pesquisa e de informação, tanto para os alunos quanto para os educadores; o segundo é no aspecto social, onde a proposta do deputado Bührer configura garantia de possibilidades e direitos iguais a diferentes camadas da população e regiões do Estado.O projeto de Lei do deputado Francisco Bührer foi encaminhado a Comissão de Constituição e Justiça da ALP, e terá como relator o deputado estadual Professor Luizão, onde o mérito, bem como a constitucionalidade da matéria deve ser julgado nos próximos dias.Bührer está confiante na aprovação da proposta, visto que se a matéria for aprovada, a mesma não implicará em novos investimentos do Governo do Estado ou da Copel: “Não estamos propondo novos investimentos de recursos. Queremos sim a utilização do serviço já existente para um grupo maior de pessoas. A rede estadual de ensino já usufrui deste processo, então porque não leva-lo para aqueles que têm ainda menos poder aquisitivo, ou seja, os municípios, suas escolas e suas comunidades escolares”, concluí Bührer.