Campanha do Agosto Azul é lançada oficialmente na Assembleia Legislativa Lançamento atendeu a proposição da deputada Cantora Mara Lima, autora da lei que regulamentou a campanha de promoção da saúde masculina no Paraná.

02/08/2017 16h30 | por Eduardo Santana.
Sessão Plenária 02/08/2017.

Sessão Plenária 02/08/2017.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão Plenária 02/08/2017.

Foi aberta oficialmente na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) mais uma campanha do “Agosto Azul”, que neste ano tem como slogan “Pai, seja presente! ”. Para dar início às ações foram realizados nesta quarta-feira (2) dois eventos antes da sessão plenária. O primeiro deles aconteceu no Espaço Ecumênico do Legislativo, com a celebração de um culto, tendo como preletor o apóstolo Cristiano Netto. Já no início da tarde foi aberta, no Espaço Cultural da Alep, a exposição Agosto Azul, que ficará aberta para visitação até o dia 31 de agosto, no horário das 9 às 18 horas. A exposição conta com cartazes que apresentam os temas abordados em cada edição da campanha, que é realizada desde 2012.

A deputada Cantora Mara Lima (PSDB), que é autora da Lei nº 17.099/2012, que regulamentou a campanha em defesa da saúde masculina no estado, ressaltou que a paternidade é muito importante na vida do homem e que por isso é preciso enfatizar a necessidade de cuidados com a saúde. “O Agosto Azul é dedicado à saúde do homem como um todo. Seja saúde emocional ou física. Os homens precisam ter uma atenção maior com sua saúde. E esta edição da campanha aborda a presença do homem na família e no lar. Tem tantos pais ausentes que se sentem doentes, com estresse e cansaço, e não sabem o que está acontecendo de fato. E muitas vezes isso é falta do convívio com os filhos e a família”, afirmou a deputada.

Veto – Na votação dos projetos de lei, durante a sessão plenária, os deputados mantiveram o veto nº 14/2017, do Poder Executivo, ao projeto de lei nº 880/2015, de autoria do deputado Mauro Moraes (PSDB), que previa a instituição do “Dia do Policial Militar”, a ser comemorado anualmente no dia 10 de agosto. Em sua justificativa, o Governo aponta que na data escolhida pelo o autor da proposta já é comemorado o “Dia da Polícia Militar do Paraná”.

Utilidade pública – Em segunda discussão, foram aprovados o projeto de lei nº 130/2016, de autoria do deputado Ademir Bier (PMDB), que reconhece como de utilidade pública a Associação Rondonense de Basquetebol, com sede em Marechal Cândido Rondon; e o projeto de lei 552/2016, do deputado Fernando Scanavaca (PDT), que concede o título de utilidade pública à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, com sede no município de Cruzeiro do Oeste. Já em primeiro turno foi aprovado o projeto de lei nº 568/2016, do deputado Péricles de Mello (PT), que concede o título de utilidade pública ao Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas, com sede em Ponta Grossa.

 

Homenagem – Foi aprovado em segundo turno o projeto de lei nº 124/2017, do deputado Pedro Lupion (DEM), que denomina como Enio Delgado o viaduto localizado no entroncamento da PR-151 com a PR-092, no município de Jaguariaíva. Com o requerimento de dispensa de votação da redação final do projeto aprovado, a matéria agora segue diretamente para sanção, ou veto, do Poder Executivo.

Já o projeto de lei nº 86/2017, da deputada Cristina Silvestri (PPS), que insere no calendário oficial de eventos turísticos do Paraná o Campeonato Regional Aberto de Pesca Esportiva, foi retirado de pauta por uma sessão, a pedido da própria autora, e com isso poderá voltar a ser apreciado em Plenário a partir da próxima terça-feira (8).

 





Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação