Campina Grande do Sul sediará audiência pública sobre a atenção às pessoas com transtorno do espectro autista

16/05/2023 13h21 | por Assessoria Parlamentar
O deputado Alisson Wandscheer (SD) é líder do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade da Assembleia.

O deputado Alisson Wandscheer (SD) é líder do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade da Assembleia.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O deputado Alisson Wandscheer (SD) é líder do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade da Assembleia.

O deputado Alisson Wandscheer (SD), líder do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade, a vereadora de Campina Grande do Sul, Nilceia Falavinha, e a Ong TEAmo Autista promovem audiência pública para discutir apontamentos e sugestões para melhorias na qualidade de vida das pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O evento, que é aberto ao público, será no dia 18 de maio, quinta-feira, com início às 18 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores de Campina Grande do Sul.

“A construção de políticas eficazes é estruturada no diálogo e com a participação dos paranaenses, por isso estamos organizando eventos nas cidades. Queremos ouvir as famílias, os profissionais de saúde e educação e as entidades que estão lá ponta, na vivência do dia a dia com o autismo. Não há como legislar de longe”, explicou o deputado Alisson.

A Assembleia Legislativa do Paraná está elaborando o Código da Pessoa com o Espectro Autista do Paraná. O objetivo é contemplar todas as importantes ações já realizadas e também novas medidas e que possibilitarão avanços no atendimento a esse público. Para isso, a intenção é contar com a participação de especialistas, outros órgãos públicos e familiares na construção de uma política pública.

De acordo com o deputado Alisson as audiências serão muito importantes na contribuição para o Código do Autista e, principalmente, para as melhorias necessárias no atendimento das pessoas e famílias dentro do TEA.

Antes da audiência pública haverá uma série de explanações de especialistas e representantes de entidades da causa autista.

Confira a programação:

- Projeto de formação continuada para a educação Fábio Cordeiro - Presidente da ONDA-Autismo;

- Importância da família e as etapas do que vivem as famílias Ivony Costa - Presidente da Associação TEA-tecendo Redes para Neurodiversidade

- Educação especial e mecanismo para garantir a inclusão Antonia Cia - Presidente da ONG Falando sobre o autismo;

- Atendimento parental Elyse Matos - Fundadora do ICO Project;

- Demandas e sugestões para melhorias no atendimento ao autista e família Leandro Aguiar e Morgana Coutinho – presidente e vice-presidente da Ong TEAmo Autista.

Serviço:

Audiência Pública sobre Transtorno do Espectro Autista em Campina Grande do Sul

Data: 18 de maio, quinta-feira

Horário: 18 horas

Local: Câmara de Vereadores de Campina Grande do Sul - Praça Bento Munhoz da Rocha Neto,

34 - Centro

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação