Os 25 estudantes, com seus respectivos professores orientadores, que estão na final do Projeto Geração Atitude, uma parceria entre Assembleia Legislativa do Paraná, Tribunal de Justiça, Poder Executivo, Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação e Assessoria Especial de Juventude, estão em Curitiba, como parte da premiação do projeto que envolveu estudantes dos colégios estaduais do Paraná e que, ao longo do ano, tiveram diversas atividades de apoio à formação cidadã promovendo participação política e o protagonismo juvenil.
Nesta terça-feira (21), a “Caravana da Cidadania”, composta pelos finalistas, visitou o Tribunal de Justiça do Paraná, quando foram recebidos pela desembargadora Astrid Maranhão de Carvalho Ruthes e pelos magistrados Adriana de Lourdes Simette e Fábio Ribeiro Brandão, que contaram um pouco da história do Poder Judiciário no Estado. Os participantes conheceram o Tribunal Pleno do TJPR, quando puderam ocupar os lugares dos desembargadores, assistiram a um vídeo sobre o processo eleitoral e ao final do encontro simularam uma eleição, com a utilização de urna eletrônica.
A desembargadora Astrid comentou sobre a importância da união dos Poderes para a aproximação com os jovens e o trabalho desenvolvido nessa fase tão importante da vida deles, a de “formação da personalidade”. “É um projeto importante para um caminho de esclarecimento do significado de cada um dos Poderes e para que os jovens tenham um resgate da cidadania, que hoje em dia está tão esquecida”.
O magistrado Fábio Brandão disse que o Geração Atitude é um passo importante para “fomentar a cultura da cidadania para as crianças e adolescentes”. Segundo ele, os alunos que hoje estão em Curitiba já são considerados vencedores, pois entre mais de 200 projetos inscritos, esses 25 finalistas “já foram premiados com os melhores projetos apresentados e a comunhão da cidadania nessa visita a Curitiba é algo a ser sempre registrada”.
Executivo – No período da tarde, os visitantes seguiram ao Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo, quando conheceram um pouco mais sobre a história do Paraná. Estudantes e professores realizaram uma visita guiada pelo Palácio da década de 50, conversaram com o assessor especial de Juventude do Governo do Estado, Edson Luiz Lau Filho, que apresentou as políticas de Governo para os jovens e, encerrando as atividades no Poder Executivo, um breve bate papo com o governador Beto Richa (PSDB), que parabenizou a todos pela iniciativa em participar do Geração Atitude e de terem a “preocupação com o exercício da cidadania, em uma importante contribuição para o estado”.
Encerrando as atividades do dia, os estudantes assistiram à peça “João Cidadão – Um jeito simples de entender seus direitos”, desenvolvida pelo Ministério Público do Paraná. O promotor de Justiça do MPPR, Eduardo Cambi, comemorou o sucesso de mais uma edição do Geração Atitude que se encerra nesta quarta-feira (22) com a escolha do projeto vencedor, em uma solenidade na Assembleia Legislativa. “A visita dos estudantes em Curitiba é um momento importante do Geração Atitude, que traz para a capital jovens talentosos de todo o Paraná que tiveram ideias para transformar a realidade do nosso estado. Estão aqui conhecendo um pouco mais de cada um dos Poderes e levarão para suas casas inspirações, conhecimentos e experiências que podem ser transformadoras de sua realidade social”.