Depois de dois dias de treinamento, os 100 brigadistas da Assembleia Legislativa do Paraná estão devidamente certificados. A entrega dos diplomas, realizada nesta quinta-feira (17), contou com a participação de diretores da Casa de Leis e oficiais do Corpo de Bombeiros e faz parte do processo de adequação do Complexo Legislativo às normas de segurança exigidas pela legislação.
Segundo o capitão Murilo Cezar Nascimento, comandante do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, os servidores do legislativo estão capacitados para executar ações iniciais em caso de incêndio e pânico.
Sonora
O major Gilberto Gavlovski, chefe do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Paraná, ressalta que a Brigada de Incêndio terá uma atuação conjunta com os militares que atuam na Casa para garantir a segurança de servidores e visitantes.
Sonora
A capacitação dos brigadistas foi a última etapa do processo de adequação dos prédios do Legislativo ao que determina a legislação de prevenção e combate a incêndio e pânico. Toda a rede hidráulica foi modernizada e novos equipamentos foram instalados para garantir uma reação imediata e adequada em caso de emergência, como explica o diretor-geral da Assembleia, Roberto Costa Curta.
Sonora
Para Guilherme Scheibe, servidor da Diretoria de Assistência ao Plenário, o curso foi uma oportunidade para aprender técnicas que sempre teve a curiosidade de conhecer, como os procedimentos de primeiros socorros.
Sonora
Quem já passou por uma situação de emergência, como o Albari Josebel Padilha, coordenador de Patrimônio, reconhece a importância de saber como agir em um momento de pânico.
Sonora
Responsável por acompanhar e orientar os estudantes que fazem as visitas guiadas na Assembleia Legislativa do Paraná, a cerimonialista Jenifer Sarti garante que está pronta para agir.
Sonora
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.