Com debates sobre o PPA, estamos construindo a cultura do orçamento participativo, afirma deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) Realizada em uma parceria entre a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa e a Secretaria de Estado do Planejamento, a audiência no Norte Pioneiro foi a sétima edição dos encontros Rede399 – Pacto pelo Futuro: Planejando o Paraná.

16/08/2023 18h18 | por Assessoria Parlamentar

O evento “Rede399 – Pacto pelo futuro: Planejando o Paraná" ocorreu no auditório do Sest/Senat, em Santo Antônio da Platina.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O Norte Pioneiro definiu nesta quarta-feira, 16, prioridades de políticas públicas que devem integrar o Plano Plurianual (PPA) do Estado para o período de 2024 a 2027. Em audiência pública realizada em Santo Antônio da Platina, os participantes escolheram ações nas áreas de Economia/Emprego, Desenvolvimento Rural e Segurança Pública.

Realizada em uma parceria entre a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa e a Secretaria de Estado do Planejamento, a audiência no Norte Pioneiro é a sétima edição dos encontros Rede399 – Pacto pelo Futuro: Planejando o Paraná, que estão acontecendo em todo o Estado. Antes, foram promovidas reuniões em Francisco Beltrão, Pato Branco, Castro, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Cornélio Procópio.

“Estamos construindo uma cultura nova no Paraná, que é do orçamento participativo”, destacou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que é um dos organizadores da série de encontros para debater com a sociedade civil e gestores públicos a elaboração do PPA e também programas do Governo do Estado para apoio aos municípios, como o Conecta399, e para estimular o desenvolvimento socioeconômico regional, como o Paraná Produtivo.

Romanelli reforçou que a decisão de debater regionalmente as necessidades de investimentos públicos é uma forma inovadora e moderna de gestão. “O setor público não pode deixar de planejar e a sociedade deve contribuir com ideias sobre como aplicar o dinheiro público. Não podemos mais deixar na mão de iluminados tecnocratas as definições sobre o futuro de 11,4 milhões de paranaenses. É preciso envolver a população”, ressaltou o deputado.

Futuro melhor

O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, sustentou a importância de colocar prioridades no planejamento de ações do Estado. “O que não está no PPA não entra no orçamento. Nós temos a chance de ressignificar o planejamento e fazer as coisas acontecerem da forma correta. Podemos tirar os sonhos do papel através de escolhas conscientes e planejamento estratégico. Assim, construímos um futuro melhor, não apenas para nós, mas para as futuras gerações. Estamos moldando o destino do Paraná e do Norte Pioneiro”, afirmou.

Segundo Romanelli, as escolhas feitas na plenária em Santo Antônio da Platina identificam pontos cruciais para investimentos do Estado. “O desenvolvimento econômico é uma questão fundamental para o Norte Pioneiro. Temos que gerar empregos. Além disso, o desenvolvimento rural visa aumentar a renda dos agricultores”, considerou ele. “Embora a região tenha progredido significativamente, reconhecemos que ainda há um potencial muito maior a ser explorado”.

Romanelli pontuou ainda que debates com a sociedade geram novas ideias e incentivam a busca por soluções de política públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Um dos grandes desafios na política é justamente transformar e melhorar a vida das pessoas. Acredito que discussões como essa do PPA contribuem para aprimorar as políticas públicas. Em resumo, elas fortalecem as ações do Estado voltadas para o desenvolvimento socioeconômico regional”, concluiu.

O encontro também contou com a participação do deputado Moacyr Fadel (PSD), além de lideranças políticas, representantes da sociedade civil organizada, da academia e do setor produtivo.