Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior realiza reunião sobre conectividade no campo O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, participou da reunião descrevendo as ações do Poder Executivo sobre tecnologia no setor.

13/06/2023 18h34 | por Antônio Dilay
Encontro ocorreu na Sala das Comissões no fim da tarde desta terça-feira (13).

Encontro ocorreu na Sala das Comissões no fim da tarde desta terça-feira (13).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Encontro ocorreu na Sala das Comissões no fim da tarde desta terça-feira (13).

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, deputado Fabio Oliveira (Podemos), realizou a reunião do colegiado nesta terça-feira (13) para tratar da conectividade no campo, considerando a relevância da tecnologia para o agronegócio e produtores modernos.

De acordo com o Ministério da Agricultura, somente 27% das propriedades rurais já estão conectadas. Dados do IBGE (de 2021) mostram que 72% das propriedades rurais do país (3,6 milhões) ainda estão off-line, ou seja, sem qualquer conexão com a internet.

“Temos ouvido o setor produtivo do Paraná e obviamente, o nosso estado, sendo um dos celeiros do país na questão da produção agrícola, entendemos que quando vemos o potencial que os equipamentos que estão no campo hoje têm e o que eles não estão fazendo é algo que precisamos resolver e isso se chama conectividade no campo”, declarou Fabio Oliveira.

“O produtor já está pagando por um equipamento que não está sendo utilizado na sua totalidade justamente por falta de conectividade. Por isso, o que desejamos convidando o secretário para vir aqui na reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior é para entender o que nós, legisladores, podemos fazer. Que tipo de leis que precisamos pensar aqui dentro desta Casa de Leis para que o agricultor possa ter o uso efetivo do equipamento que ele já investiu, isso representa redução de custos e aumento de produtividade e toda população se beneficia”, concluiu Oliveira.

O Secretário Norberto Ortigara explicou que “não se trata de buscar a hiperconectividade via satélite tipo Starlink, que é caro e o agricultor não tem capacidade de custear, mas uma estrutura de aproximadamente 750 torres de estações de rádio base adicionais em 4G com 700 mega-hertz, já atenderia os 399 municípios do Paraná”.

“O desafio da atual agricultura é fazer mais e melhor com menos, é refinar os processos de precisão na agricultura. Tratar cada metro quadrado, cada planta de “per si” e não “bica corrida” como se fala, que é tratar extensas áreas de modo igual, sendo coisas diferentes. Isso pressupõe o uso intensivo das coisas que já estão embarcadas em máquinas, por exemplo, ou os processos mais digitais que estão chegando no meio rural”, explicou.

“Por isso nos debruçarmos sobre a capacidade de conexão. Nós estamos pagando caro por tecnologias que não estão sendo usadas pela ausência de telemetria, de capacidade das máquinas conversarem com o homem, porque nos faltam investimentos importantes em capacidade de conectividade. Por isso, a conectividade é uma ferramenta importantíssima para o bom desempenho, para qualificação, para economia de recursos, para sustentabilidade, para eficiência dos processos no meio rural”, descreveu Ortigara.

Créditos

O secretário informou que o governo do Estado se dispôs a liberar créditos de ICMS decorrentes de exportações para que haja uma aceleração deste processo de investimento. “Para esta finalidade e para energias renováveis o governo está disposto a liberar os recursos à vista desde que haja investimentos nesta direção. Outro modelo, também em construção por parte do governo estadual é chegar pelo menos com a fibra ótica na ponta, na vila, no distrito e a partir daí cada agricultor, financiado pelo crédito rural inclusive, poderia puxar por cabo ou rádio para que tenha minimamente um sinal adequado no desempenho de suas atividades no campo. O desafio é ultra refinar a agricultura de precisão”, concluiu o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Também participaram da reunião a deputada ana Julia (PT) e os deputados Samuel Dantas (Solidariedade), Ricardo Arruda (PL) e Pedro Paulo Bazana (PSD).