Comissão de Educação ouve proposta para implantação de centro de estudos de aprendizagem

18/10/2017 11h11 | por Trajano Budola
Comissão de Educação.

Comissão de Educação.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Comissão de Educação.

A Comissão de Educação, presidida na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo deputado Hussein Bakri (PSD), recebeu na manhã desta quarta-feira (18) a pedagoga e pesquisadora educacional Odilá Therezinha Soares Sanches, que falou de sua experiência de 40 anos como professora especializada no método do pensador suíço Jean Piaget. Odilá pediu o apoio da comissão para a implantação de um centro de estudos baseado no método que desenvolveu para crianças e pré-adolescentes e suas observações sobre os resultados alcançados com eles.

“Eu pretendo doar o acervo de toda pesquisa que realizei com alunos de três a catorze anos, de maneira contínua e descontínua, no Ensino Médio e nos cursos de Pedagogia e Geografia”, explicou a professora. De acordo com ela, a conclusão que teve em seus trabalhos com os estudantes é que o ensino no Brasil está muito atrasado em relação aos avanços que podem ser alcançados com a metodologia de Jean Piaget. “A álgebra no currículo nacional começa aos oito anos de idade e estes alunos, conduzidos nesta trajetória, conquistaram prêmios em níveis continentais e internacionais onze vezes, estando em faixa etária abaixo desta média”, afirmou.

A experiência da professora foi levada ao conhecimento do presidente da comissão, Hussein Bakri, pela assessoria do deputado federal Alex Canziani (PTB/PR), presidente da Comissão de Educação na Câmara Federal. O objetivo é criar um centro de estudos de aprendizagem com a cooperação do Ministério da Educação (MEC), secretarias estaduais ou municipais. Hussein Bakri se disponibilizou, como presidente da Comissão de Educação, a apresentar a ideia do projeto ao Governo do Estado, buscando apoio do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni. “Estamos abrindo espaço para quem construiu a historia da educação no Paraná. Esta conversa de hoje serviu para entendermos a proposta. A raiz da questão que Odilá traz é colocar a sua experiência de 40 anos no melhoramento da formação dos professores, como aperfeiçoamento de suas funções”, explicou.

Ouça o Podcast relacionado