Comissão de Esportes aprova projetos para maior apoio ao skate e para garantir acessibilidade a estádios

13/05/2015 14h30 | por Nádia Fontana

Créditos: Laura Ling

A Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa debateu e aprovou nesta terça-feira (13) pareceres favoráveis a dois projetos de lei: um que trata da acessibilidade dos portadores de deficiência física em estádios e ginásios esportivos e outro que insere no calendário de eventos estaduais a Semana de Fomento ao Skate. Os projetos foram analisados durante reunião que contou com representantes da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) e da Associação de Skate de Curitiba (ASC).
O professor Benedito Rodrigues de Oliveira, que participou do debate como representante da ADFP, elogiou o projeto de nº 37/15, de autoria do deputado Antônio Anibelli Neto (PMDB), e também a postura da Comissão de Esportes por convidar o segmento para discutir o tema. “Quem frequenta os estádios, os ginásios, sabe das dificuldades que o deficiente físico tem para assistir uma competição ou mesmo praticar uma modalidade esportiva. Essa medida vai contribuir com a inclusão social. Não é porque uma pessoa sofre um acidente que deve ficar esquecida”, desabafou. “A acessibilidade, como está sendo estabelecida nesta proposta, não trata somente da entrada nos locais, mas também vai melhorar as condições dos banheiros (femininos e masculinos), que precisam ser adaptados”, destacou.
De acordo com o professor, há muito ainda para ser feito neste segmento. Ele fez ainda um breve relato do trabalho da Associação dos Deficientes que busca incentivar a prática esportiva entre os seus associados. A entidade considera que o paradesporto constitui uma ferramenta fundamental de inclusão e reabilitação social. Atualmente, o Departamento de Esportes da ADFP propicia a prática das seguintes modalidades: basquete em cadeira de rodas, bocha, esgrima em cadeira de rodas, tênis de quadra, tênis de mesa e tiro esportivo. O projeto de Anibelli Neto prevê que estádios de futebol, ginásios e clubes sociais ficam obrigados a criar e manter, no mínimo, 0,02% de seus lugares para a acomodação de portadores de deficiência física. Estabelece ainda que deverá haver sinalização indicativa e acesso apropriado a todas as dependências, bem como deve ser permitida a permanência de um acompanhante, em havendo necessidade.
Skate – O outro projeto analisado, de nº 105/15, de autoria dos deputados Felipe Francischini (SD) e Rasca Rodrigues (PV), que insere no calendário oficial de eventos do Paraná a Semana de Fomento ao Skate, também recebeu apoio do representante do setor. “Hoje temos cerca de 300 mil skatistas no Paraná. Essa iniciativa contribui para o fortalecimento desse esporte”, afirmou Sandro Tanck, presidente da Associação de Skate de Curitiba (ASC). Ele lembrou que skatistas paranaenses estão entre os melhores do mundo, são grandes campeões e hoje representam o Brasil em competições internacionais. “Esse esporte tem importância vital na inclusão social do jovem. O skate é um estilo de vida e é também um meio de transporte”, assinalou.
O presidente da associação de skate falou sobre ações que vem sendo desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado para estimular essa prática esportiva, entre elas o “Skate para Todos”, que prevê a construção de pistas em todos os municípios paranaenses. Para Tanck o skate é um importante instrumento para que o jovem fique na escola e não se envolva com drogas. Ele informou que foi criada uma cartilha mostrando os pontos positivos da prática do skate e que agora buscam o envolvimento de professores, que podem contribuir de forma significativa para disseminar as informações, reduzindo a discriminação que ainda existe em relação ao skate. A Semana de Fomento ao Skate deve acontecer anualmente na terceira semana de junho.
Diálogo – O deputado Bernardo Carli (PSDB), presidente da Comissão de Esportes, disse que o objetivo do trabalho é estabelecer um grande diálogo com a sociedade paranaense em torno de projetos e ações que estimulem o desenvolvimento das mais diversas modalidades esportivas. “As pessoas que estão ligadas aos esportes podem contribuir com nosso trabalho. O esporte promove a inclusão social, melhora a qualidade de vida”, destacou. “Temos como missão debater, orientar, apoiar e fiscalizar a atuação do poder público estadual no que se refere à elaboração e execução de políticas públicas voltadas à prática esportiva. Poderemos, assim, colaborar com o fortalecimento e a ampliação das medidas direcionadas a esta área.”
Participaram da reunião, além de Bernardo Carli, os deputados Pedro Lupion (DEM), Pastor Edson Praczyk (PRB), relator do projeto de nº 37/15, Cobra Repórter (PSC) e Péricles de Mello (PT), relator do projeto de nº 105/15.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação