Comissão de Saúde da Assembleia Discute Como Zerar a Fila de Transplante de Córnea

07/06/2011 14h21 | por Thaís Faccio / Foto: Nani Gois

Créditos: Thaís Faccio / Foto: Nani Gois

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, se comprometeu por seis meses a aumentar o limite de idade para doação de córneas de 65 anos para 70 anos, desde que a fila de espera seja zerada ou diminuída drasticamente. “Não estamos aqui para fazer jogo de cena, mas com o compromisso de zerar a fila de transplantes de córneas. Por isso vamos, por seis meses, aumentar o limite de idade e cobrar das centrais de transplantes resultados. Se os resultados forem satisfatórios, estudaremos manter a medida”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. O compromisso foi assumido durante audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (7), com a presença de coordenadores de bancos de olhos do Estado.
A medida atende a uma das reivindicações apresentadas pelas centrais de transplantes, que, embora lutem pelo fim do limite de idade para doação, ficaram satisfeitas com a atitude. “O Paraná é o único estado do Brasil que possui um limitador de idade. Precisamos que essa medida seja revista. E hoje abrimos um canal de diálogo com o Governo do Estado, o que é muito salutar”, disse o diretor clínico do Hospital de Olhos do Paraná e coordenador do Banco de Olhos do Hospital de Clínicas da UFPR, Hamilton Moreira. Para ele, o limite de idade deve ser revisto e deveria ser uma prerrogativa dos bancos de olhos, com a devida fiscalização. Moreira também avaliou como positivas as medidas anunciadas durante a reunião da Comissão com o Governo do Estado.
“Estamos tomando algumas medidas para, senão zerar a fila, pelo menos reduzí-la drasticamente”, afirmou o secretário de Saúde, que acredita que dentro de seis meses isso seja possível. No mês de maio 120 pessoas foram transplantadas, mas ainda há 700 pessoas aguardando na fila. Preocupado com a questão, o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Dr. Batista (PMN), afirmou que a “doação de órgãos salva vidas”, por isso discutir o tema é muito importante. “Temos essa possibilidade dentro da Comissão e estamos fazendo com resultados já práticos e objetivos”, comentou.
Reivindicações – Durante o evento, coordenadores de todos os bancos de olhos do Paraná entregaram uma pauta de medidas que consideram necessárias ao aprimoramento do sistema e para zerar a fila de espera. Entre as reivindicações da classe: que os órgãos responsáveis invistam em campanhas de divulgação; que se criem mecanismos para reduzir o número de córneas desprezadas; que se descentralizem as ações da Central Estadual de Transplantes; entre outras. Algumas delas já foram atendidas pelo secretário de Saúde durante a audiência, que assumiu o compromisso de desenvolver campanhas educativas que expliquem e incentivem a doação de órgãos no Estado. “Não precisamos esperar que as novelas incentivem as doações, nós podemos e devemos realizar campanhas permanentes de motivação e conscientização”, comentou Caputo Neto.
O secretário também informou que as reuniões das comissões técnicas da área foram reativadas, com a capacitação e o treinamento dos profissionais; que a cada três meses o Ministério Público e a Comissão de Saúde da Assembleia serão comunicados sobre as ações que a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo no Estado; e que buscará alternativas e soluções para minimizar o desperdício de córneas, além de realizar reuniões setoriais para entender as peculiaridades de cada região. Caputo Neto também se comprometeu a adquirir, se necessário, um aparelho para realizar a microscopia especular para o Hospital de Clínicas (HC). “O HC é o único hospital público que não possui o equipamento. Se a direção do hospital nos solicitar, agora, depois de alguns remanejamentos no orçamento da pasta, teremos como atender a solicitação”, comentou. Também participaram do encontro os deputados Nereu Moura (PMDB), Toninho Wandscheer (PT), Nelson Luersen (PDT), Adelino Ribeiro (PSL) e Leonaldo Paranhos (PSC), além de representantes da área.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação