Comissão de Saúde Pública pede mutirão de cirurgias para tratamento de canal dentário

17/10/2023 16h01 | por Assessoria Parlamentar

O presidente da Comissão de Saúde Pública, deputado Tercilio Turini, entrega pessoalmente ao diretor geral da Secretaria de Saúde, César Neves, documento solicitando urgência na realização de cirurgias de canal nas 22 Regionais de Saúde do Paraná.Créditos: Divulgação

Realizar mutirão de cirurgias odontológicas de tratamento de canal para reduzir a fila de espera e melhorar as condições de vida de paranaenses que sofrem com a dor decorrente do problema dentário, além de correrem o risco de infecções e outras complicações mais graves. A proposta da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo médico e deputado estadual Tercilio Turini (PSD), é levar com urgência o atendimento de endodontia a pacientes nas 22 Regionais de Saúde do estado. A solicitação foi entregue pessoalmente ao diretor geral da Secretaria de Saúde do Paraná, César Neves, nesta terça-feira (17).

O documento encaminhado ao secretário Beto Preto informa que a Comissão de Saúde recebeu reclamações sobre a demora nos procedimentos de canal, que deixa pacientes por anos à espera da cirurgia. "É uma situação preocupante, a pessoa sente uma dor insuportável e precisa do uso contínuo de medicamentos. O quadro vai se agravando e, na maioria das vezes, a única alternativa é extrair o dente. Uma situação que pode ser evitada. Por isso, sugerimos esse mutirão", diz Tercilio Turini, com apoio das deputadas Márcia Huçulak, Mabel Canto e dos deputados Luiz Corti, Marcio Pacheco, Arilson Chiorato e Delegado Jacovós, todos membros da Comissão de Saúde Pública.

Os parlamentares pedem ainda informações à Secretaria de Saúde sobre quantas cirurgias odontológicas para tratamento de canal (endodontia) foram realizadas no Paraná em 2022 e 2023 pelo SUS e qual o tempo estimado de espera do paciente para realização do procedimento. Os dados devem ser especificados em cada uma das 22 Regionais de Saúde. O documento aponta que o atendimento está nas atribuições dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e alerta: o problema de canal dentário provoca processo inflamatório e/ou infeccioso e, se não tratado, pode levar a consequências graves como edema, cistos intraósseos, reabsorção óssea e comprometimento de outros órgãos do corpo.