Comissão de Segurança Pública da Assembléia Convida Delazari

17/03/2008 15h36 | por Flávia Prazeres
Os integrantes da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa aprovaram hoje (17) um requerimento para convidar o secretário de Segurança Pública (SESP), Luiz Fernando Delazari, a fim de que ele possa apresentar as informações pertinentes à situação da segurança em todo o Estado.De acordo com o presidente da Comissão, deputado Mauro Moraes (PMDB), os ofícios encaminhados ao secretário não foram respondidos, nos quais eram questionados os números de homicídios, mortes de civis, policiais militares e civis, número de veículos furtados ou roubados. “Afinal, o mapa do crime divulgado pelo Ministério da Saúde está em discordância com os números apresentados pela SESP”, afirmou.“Temas como saúde e segurança, não devem ser partidarizados, pois são fundamentais à população”, disse Ney Leprevost. O mesmo entendimento foi apresentado na reunião pelos demais deputados, inclusive pelo líder do Governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que salientou ainda a necessidade do tema ser tratado com bastante cautela para não virar uma questão meramente política, como assim definiu.Para o líder da Oposição na AL, Valdir Rossoni, a questão da segurança pública é emergencial e grave não apenas nos grandes centros urbanos do Paraná, mas também nas pequenas cidades, que segundo ele estariam desprovidas.Conforme os dados apresentados por Romanelli, neste ano foram registrados 142 homicídios até o dia 12 de março, ou seja, o equivalente a 1,9 por dia. No ano de 2005 há levantamento de 625 assassinatos e em 2006 de 599. Enquanto que em 2007 foram identificados 589 homicídios, sendo assim 1,6 por dia.A data e o horário da vinda do secretário da Segurança Pública ainda deverão ser agendados.A Comissão também é integrada pelos deputados Reni Pereira (PSB), Prof Luizão (PT), Élio Rusch (DEM), Dobrandino da Silva (PMDB), Francisco Buhrer (PSDB) e Ney Leprevost (PP).PROJETOS – Durante a reunião os deputados também votaram os projetos referentes ao tema segurança pública. Dentre eles, o que pretende colocar portas de segurança nas lotéricas, aquele que cria no Paraná o Programa do Jogo Limpo e ainda o que proíbe a venda de fardas da Polícia Federal, Polícia Civil e da Polícia Militar em estabelecimentos comerciais. A proposição sobre inserção de mensagens contra violência nas faturas de serviço de água e luz também foi aprovado, assim como outros dois que visavam à criação de unidades policiais, a primeira de uma Delegacia da Mulher e a segunda de um Batalhão Policial, ambos em Fazenda Rio Grande. Todas as matérias foram aprovadas e algumas seguem para a analise das demais comissões permanentes e outras vão à votação plenária.