Comissão Especial da Reforma Política na Assembleia leva seu Relatório Final à Brasília

19/05/2015 18h07 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.

Créditos: Cláudio Araújo

Nesta terça-feira (19) o presidente da Comissão Especial da Reforma Política da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Anibelli Neto (PMDB), seu relator, deputado Marcio Pacheco (PPL), e o deputado Guto Silva (PSC), integrante da Comissão, estiveram em Brasília para entregar o relatório final dos trabalhos do grupo de parlamentares ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e ao deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da proposta da reforma política na Câmara. Os deputados foram acompanhados pelo deputado federal João Arruda (PMDB-PR).
Durante o encontro os deputados expuseram o que consideram os principais pontos do relatório produzido, que defende o fim das coligações nas eleições proporcionais, o fim da reeleição para os cargos do Executivo, a implantação da cláusula de desempenho e de um mandato de seis anos para todos os cargos eletivos.
O relatório final da Comissão aborda quinze temas principais, com conclusões baseadas nos debates realizados ao longo de oito audiências públicas, em que foram ouvidos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Poder Judiciário, do Ministério Público, prefeitos, setor produtivo e movimento estudantil. Para o deputado Anibelli as conclusões do relatório apresentam simetria com o que a maior parte da população paranaense considera como uma reforma mínima necessária para a melhora do sistema eleitoral brasileiro. O deputado disse ter convicção de que as propostas vão servir agora de base para uma discussão mais profunda no Congresso Nacional.