Confira a terceira parte do podcast com a história das mulheres no Legislativo

09/03/2023 11h14 | por Angélica Alves e Cláudia Ribeiro
Podcast Atual legislatura conta com a maior bancada feminina da história do legislativo paranaense em quase 170 anos, com 10 deputadas.

Atual legislatura conta com a maior bancada feminina da história do legislativo paranaense em quase 170 anos, com 10 deputadas.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Atual legislatura conta com a maior bancada feminina da história do legislativo paranaense em quase 170 anos, com 10 deputadas.

Angélica: No último podcast da série sobre as mulheres no Poder Legislativo, em 170 anos de história, fruto de uma minuciosa pesquisa das jornalistas Ana Luzia Mikos e Kharina Guimarães, hoje, Dia Internacional da Mulher, trazemos as atuais parlamentares. Eu sou Angélica Alves.

Cláudia: e eu, Cláudia Ribeiro. E a gente começa com a deputada Luciana Rafagnin.  que voltou e hoje tem cadeira no Parlamento, nasceu em Mariano Moro (RS), é cientista política e agricultora. Foi vereadora em Francisco Beltrão, entre 1992 e 1996. Eleita deputada estadual em 2002 e reconduzida à Assembleia em 2006, quando assumiu como segunda-secretária da Mesa Diretora (2007-2008). Foi a primeira mulher em 60 anos de presença feminina a ocupar um cargo dessa importância na administração do Poder Legislativo. Comandou a presidência da Comissão de Agricultura e da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná.

Angélica:  Luciana retornou à Assembleia em 2019 e integrou a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência. E reeleita para o  quinto mandato em 2022.

Cláudia: Cantora Mara Lima         Marilei de Souza Lima é natural de Francisco Beltrão, evangélica, cantora gospel há mais de 35 anos. Formou-se em Teologia, é jornalista, radialista e empresária do ramo fonográfico. Ingressou na vida pública como vereadora em Curitiba em 2008, sendo então a mulher mais votada na história da capital paranaense. Integrou o Conselho Contra a Pedofilia da Comissão de Segurança e Defesa dos Direitos dos Cidadãos. Em 2011, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná e desde então preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Está no quarto mandato e tem como principais bandeiras a defesa da família e dos valores cristãos.

Angélica: Cristina Silvestri. Formada em História, começou a carreira política como secretária de Assistência Social de Guarapuava. Em 2015, tornou-se a primeira mulher da cidade eleita deputada. Assumiu em 2023 o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná e passou a ocupar a função de terceira vice-presidente da Casa. Ela é autora de mais de 100 projetos e de 65 leis estaduais. Entre 2019 e 2022, exerceu o papel de primeira procuradora especial da mulher da Assembleia, quando foram instaladas 160 procuradorias municipais no estado. Também comandou ações pioneiras de enfrentamento à pobreza menstrual.

 Cláudia:  Maria Victoria. Nascida em Maringá, pós-graduada em Gestão Pública, estudou sobre primeira infância na Universidade de Harvard (EUA). Iniciou em 2023 o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná e foi eleita para compor a Mesa Diretora na função de segunda-secretária. A deputada é a segunda mulher a fazer parte da Comissão Executiva na história da Assembleia. Com mais de 50 leis, integrou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais. Um dos focos da parlamentar é a conscientização sobre doenças raras no Paraná. 

Angélica: Mabel Canto. Nasceu em Clevelândia. Ponta-grossense de coração, iniciou a carreira como radialista aos 15 anos.  Eleita em 2018, tem como foco a ampliação e consolidação dos direitos das mulheres, bem como melhorias nas áreas da saúde, educação, proteção ao consumidor, esportes e segurança pública, com 29 leis aprovadas. Assumiu a liderança da primeira Bancada Feminina da Assembleia. Reeleita em 2022. 

Cláudia: Ana Júlia. Ativista da educação pública, estudante de direito na PUC-PR e de filosofia na UFPR. Eleita em 2022, aos 22 anos, como a deputada mais jovem da história do Paraná. Vai presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude. Começou sua militância na escola pública e se destacou nas ocupações secundaristas de 2016, organizadas pelos estudantes que se posicionavam contra a reforma do Ensino Médio. Ficou nacionalmente conhecida por seu discurso na Assembleia Legislativa do Paraná quando, aos 16 anos, defendeu a mobilização estudantil. 

Angélica: Cloara Pinheiro. Nasceu em Curitiba e construiu sua vida profissional em Londrina, como assistente social e apresentadora de TV. Estreante na política, foi a mais votada em 2022 entre todos os postulantes de Londrina ao legislativo estadual. Já no início do mandato na Assembleia Legislativa, foi nomeada Procuradora Especial da Mulher.  É voluntária e porta-voz de várias entidades ligadas aos pacientes com câncer, às crianças com deficiência, aos idosos e autistas. Defensora dos direitos da população LGBTQIA+ e mantém diálogo direto com movimentos culturais, como, por exemplo, a comunidade hip hop. 

Cláudia: Flávia Francischini. Nascida em Brasília (DF), é advogada, agente da Polícia Federal entre 2006 e 2010. Ocupou cargos de defensora pública em Brasília (DF), esteve à frente da extinta Secretaria Municipal Antidrogas de Curitiba entre 2012 e 2014; e foi diretora de Recursos Humanos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) entre 2014 e 2018. Eleita como vereadora de Curitiba em 2020 é estreante na Assembleia Legislativa. Vai presidir a Comissão de Redação. Tem como principais pautas a inclusão da pessoa com deficiência, o incentivo à geração de renda, economia criativa e ação social.

 

Angélica: Márcia Huçulak. Enfermeira, tem especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, e mestrado em Planejamento e Financiamento em Saúde pela Universidade de Londres (Inglaterra). Secretária municipal de Saúde de Curitiba de 2017 a 2022, comandou o enfrentamento à covid-19 na capital paranaense. Estreante na Assembleia Legislativa, alcançou a maior votação entre as deputadas eleitas em 2022.

 

Cláudia: Marli Paulino. Formada em Gestão Pública e Gerência de Cidades, nasceu em Goioerê, mas se radicou em Pinhais. Lá, se consolidou como liderança política e foi pioneira: primeira mulher vereadora, primeira vice-prefeita, primeira prefeita e primeira deputada estadual do município. Iniciou a vida pública m 1996, quando foi eleita para a Câmara Municipal, onde permaneceu por 12 anos. Por duas vezes foi suplente na eleição para deputada estadual. Por oito anos foi vice-prefeita, na chapa com Luizão, tendo alcançado a maior votação do país na eleição de 2012. Assumiu a prefeitura em 2021.

Angélica: É  muita mulher junto, não é Cláudia?

Cláudia: Sim. E isso só pode ter um resultado: Muitas políticas públicas pela causa feminina, além de todas as outras, claro.

Angélica: daqui a gente deseja mandatos com muito trabalho e muitos resultados para a população do Paraná.

Cláudia: lembrando, que você pode acompanhar todo o trabalho delas e tudo o quea acontece aqui na Assembleia Legislativa pela TV Assembleia, no canal aberto 10.2, no 15 da Claro/Net, no canal da Assembleia no You tube e pelas nossas redes sociais.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação