Confira aqui o resumo do que foi notícia esta semana na Assembleia Legislativa. Nesta edição, estreia da jornalista Carolina Prestes

08/05/2015 16h59 | por Trajano Budola, Cláudia Ribeiro, Carolina Prestes
Podcast
Trajano- Olá pra você que nos acompanha aqui no resumo que mostra os principais assuntos da semana na Assembleia Legislativa do Paraná.

Cláudia - Hoje a gente vem com uma novidade: Além de mim, Cláudia Ribeiro e de Trajano Budola, apresentamos Carolina Prestes, que vai integrar a equipe que leva as notícias de rádio até você! Tudo bem Carolina?

Carolina - Tudo bem e quero dizer que estou muito feliz por poder participar deste time!

Trajano - Seja bem vinda e comece nos dando a primeira notícia de destaque esta semana entre os deputados.

Carolina - Será um prazer, porque a notícia é muito boa. A semana começou com os parlamentares dos Campos Gerais comemorando muito o título do Operário de Ponta Grossa, que foi campeão paranaense no domingo passado.

Cláudia - Os deputados Péricles de Mello, do PT, Márcio Pauliki, do PDT e Plauto Miró, do DEM, vestiram a camisa, exibiram bandeiras e homenagearam comissão técnica, diretoria e jogadores com menções honrosas e discursos. Vamos ouvir o que disse o deputado Plauto.

SONORA PLAUTO MIRÓ

Trajano - Teve também audiência pública sobre Reforma Política, desta vez com representantes da CUT, a Central Única dos Trabalhadores e também do Movimento Pró-Paraná, que é uma Ong formada por representantes da FIEP, Fecomércio, Associação Comercial, entre outras entidades da sociedade.

Carolina - O resultado destas audiências, e as sugestões apontadas por quem está participando delas e que a Comissão formada aqui na Assembleia está avaliando, vão ser encaminhados à Câmara dos deputados, que elabora o projeto nacional de Reforma Política.

Cláudia - Vamos ouvir o que disse o presidente da Comissão paranaense, o deputado Anibelli Neto, do PMDB.

SONORA ANIBELLI NETO

Trajano - Também teve reflexão sobre o aumento no número de casos de pedofilia no Brasil e no Paraná nos últimos anos, com o presidente da Associação Brasileira “Todos Contra a Pedofilia”,  o pastor Valdair Mauro Debus, que foi convidado pelo deputado Gilson de Souza, do PSC.

Carolina - E os deputados também aprovaram um projeto para dar o título de Cidadão Benemérito a um artista plástico e contador de histórias que faz um belo trabalho em comunidades pobres, aldeias indígenas e hospitais.

Cláudia - O nome dele é Abel Domingues de Souza. E ao lado do filho de 15 anos, a bordo de uma bicicleta, apresenta as peças com teatro de bonecos e promove oficinas com o público, com o objetivo de formar novos artistas e ensinar crianças e adolescentes a confeccionarem bonecos.

Trajano - O trabalho já dura dez anos e encanta crianças de todo o país.  A homenagem que em nossa opinião é muito justa, foi proposta pelo deputado Edson Praczyk, do PRB. Vamos ouvi-lo.

SONORA EDSON PRACZYK

Carolina - E na semana que antecede o Dia das Mães, A Assembleia fez várias homenagens a elas. Com uma sessão solene promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que trouxe para o plenário mães de filhos desaparecidos e também de filhos “Especiais”.

Cláudia - Homenagem que se estendeu para mães muito especiais servidoras do legislativo. As advogadas Cláudia e Andréa, da procuradoria, que têm filhos “especiais” e também A Úrsula e a Taís, do Departamento de Assistência ao Plenário.

Trajano - Por meio delas, queremos homenagear todas as servidoras e todas as mães do nosso estado e do nosso país.

Carolina - Assim chegamos ao fim de mais este resumo da semana, já te convidando a estar com a gente na próxima sexta-feira.

Cláudia - E o convite é também para que você visite nosso site: www.alep.pr.gov.br e nossas redes sociais, no facebook e twitter. Comente as notícias, as postagens, fotos, vídeos, áudios.

Trajano - Estamos aqui pra te ouvir e tentar fazer o melhor sempre! Até semana que vem!