Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Confira o programa da Rádio Assembleia desta sexta-feira (31)

Podcast
(Descrição do áudio))

Odilon: Estamos  novamente por aqui  com a nossa edição diária do programa Rádio Assembleia. Comigo,  Cláudia Ribeiro, jornalista, que apresenta ao meu lado o programa.

Cláudia: Pois é, Odilon. E hoje temos muita notícia para você que nos assiste pela TV Assembleia e nos ouve pela site www.alep.pr.gov.br/radioassembleia. Vamos aos principais destaques.

Odilon: Secretaria da Saúde faz balanço da campanha de 2018 do Agosto Azul;

Cláudia: protótipo de vacina  protege contra vírus da zika e da meningite;

Odilon:  Juros do cartão registram menor patamar desde outubro de 2013

Cláudia: Polícia prende homem com pelo menos seis identidades.

(sobe som))

ODILON - A GENTE começa essa edição com uma NOTÍCIA CURIOSA QUE MOBILIZOU A POLÍCIA ESSA SEMANA, CLÁUDIA!!

A OPERAÇÃO QUE FOI CHAMADA “OPERAÇÃO IDENTIDADE’” PELA DIVISÃO DE COMBATE `A CORRUPÇÃO E QUE CHEGOU A CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DA RECEITA FEDERAL PRENDEU UM HOMEM QUE – EM POSSE DE MUITOS DOCUMENTOS FALSOS - TERIA PELO MENOS SEIS NOMES DIFERENTES PARA ATUAR DE FORMA CRIMINOSA PELO PAÍS.

 

CLÁUDIA - AS INVESTIGAÇÕES APONTAM QUE O SUSPEITO TERIA COMPRADO CARROS DE LUXO NA REGIÃO DE CURITIBA E QUE TERIA AINDA CONSEGUIDO ABRIR PELO MENOS TRÊS EMPRESAS DIFERENTES. O HOMEM ESTARIA ATUANDO HÁ PELO MENOS QUATRO ANOS NA CAPITAL PARANAENSE, MAS SEGUNDO A POLÍCIA HÁ 5 MANDADOS DE PRISÃO QUE PESAM SOBRE ELE EM OUTROS ESTADOS.

 

ODILON - TAMBÉM DE ACORDO COM OS POLICIAIS – O HOMEM AGORA PRESO – EM POSSE DOS DOCUMENTOS FALSOS JÁ CHEGOU A SE APRESENTAR ATÉ COMO PROCURADOR DE JUSTIÇA E COMO ASSESSOR DE CASA CIVIL EM OUTRAS REGIOES DO PAÍS. AS INFORMAÇÕES SÃO DO SITE “BEM PARANÁ”

AGORA – CLÁUDIA – COM TANTOS GOLPES A PARTIR DOS NOMES FALSOS, POR TANTO TEMPO, IMAGINA QUANTAS PESSOAS NÃO TERIAM FICADO NO PREJUIZO!!

(sobe som))

Cláudia: Pesquisadores da Unicamp em Campinas (SP) criaram o protótipo de uma vacina capaz de proteger contra o vírus da zika e a meningite menigocócica. O estudo, feito  pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, já resultou no pedido de registro da patente, além da publicação de um artigo em uma revista.

O: O  professor e orientador do estudo, Marcelo Lancelotti,  explica que a combinação dessas duas doenças em uma única vacina pode otimizar a imunização  e potencializar a imunidade contra as duas doenças, pela própria característica bioquímica dos componentes da vacina.  É que elas são semelhantes.

CL: A vacina poderá ainda ser personalizada com diferentes tipos de meningite, no futuro. Para juntar meningite e zika, os pesquisadores usaram uma técnica caracterizada pela agitação. Com testes em camundongos,  os primeiros resultados demonstraram que os animais desenvolveram anticorpos contra vesículas produzidas pela bactéria da meningite e o vírus. E não se infectaram com os dois itens analisados durante o estudo.

OD: Além de não causar reações, a   metodologia utilizada é   barata e simples. Outra vantagem está no fato de que não usa ovos embrionários, comum, por exemplo, na vacina da gripe. A próxima etapa é dar continuidade aos testes para verificar a possibilidade de produzir a vacina em escala industrial. Os pesquisadores estimam que, será preciso  no mínimo mais cinco anos de estudos para que  possa ser disponibilizada.

(sobe som))

CL: Uma boa notícia para quem costuma atrasar para pagar a conta do cartão de crédito: Segundo o Banco Central, os juros cobrados atingiram o menor patamar desde outubro de 2013. A taxa média anual registrada em julho foi de 271,4%: queda de 20,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

OD: Já os juros médios do cheque especial, cobrados quando o cliente utiliza o limite da conta corrente, foram de 303,2% ao ano em julho, o menor desde março de 2016.

CL: O crédito pessoal — empréstimo com desconto em conta corrente ou por pagamento em boleto — voltou a ter alta em julho, com taxa média de 118,5% ao ano, após registrar queda por quatro meses consecutivos.

(Sobe som))

OD: O crédito consignado — uma das modalidades de empréstimo mais baratas do mercado — teve juros anuais médios de 25,5%, o patamar mais baixo registrado desde o começo de 2014. No financiamento imobiliário, os juros se mantiveram estáveis — em média, 11,1% (Sistema Financeiro de Habitação); e 8% ao ano (FGTS).

CL: Claro que 270%, 303% são taxas altíssimas, mesmo que tenham tido queda. Então, a ordem é evitar usar crédito em excesso, seja em qual modalidade for.  É o que sempre  alertam os economistas.

OD: Olha essa: Se vc não conseguiu pagar suas dívidas, ficou com o nome sujo.. Em julho, o número de consumidores nessa situação no brasil  registrou alta de 4,31%, segundo o SPC Brasil.

Ao todo, são mais de sessenta milhões de brasileiros negativados, o equivalente a 41% da população adulta do país.

CL: Antes disso, porém, a maioria das empresas tenta contato com o devedor. É mais barato para o empresário e pode dar resultado. A empresa liga para o consumidor, lembra que ele está devendo. Caso não dê resultado, aí o caminho é buscar as empresas de proteção ao crédito.

OD: Desde novembro do ano passado, as empresas do estado de São Paulo, por exemplo,  não precisam mais mandar carta com aviso de recebimento para o consumidor antes de negativar o nome.

CL: A correspondência simples é suficiente. Por isso, a economista-chefe do SPC orienta o cliente a sempre deixar o cadastro atualizado em lojas e prestadores de serviços.

OD: Após a negativação, o consumidor terá dificuldades em conseguir linhas de crédito que, se bem utilizadas, poderiam ajudá-lo a sair do sufoco ao trocar dívidas mais caras por outras mais baratas.

(sobe som))

ODILON - O MÊS DE AGOSTO ESTÁ CHEGANDO AO FIM, MINHA GENTE – E FOI UM MÊS DE OLHAR MAIS CUIDADOSO PARA COM A SAÚDE DO HOMEM. POR LEI APROVADA EM 2012, AQUI NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ – O MêS DE AGOSTO FOI BATIZADO DE AGOSTO AZUL. 

CLÁUDIA - E A GENTE CONVIDOU A CHEFE DA DIVISÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO HOMEM, DOUTORA CAROLINA POLIQUESI PRA FALAR DESTDE AGOSTO AZUL QUE PASSOU – PRA FAZER UM BALANÇO PRA GENTE – SEJA MUITO BEM VINDA AO NOSSO PROGRAMA RÁDIO ASSEMBLEIA CAROLINA!!!! 

ODILON / 1 – PRIMEIRO DE TUDO – EU QUERIA SABER – NESSE MÊS DE AGOSTO EM QUAIS PONTOS ESTIVERAM OS FOCOS ESTRATÉGICOS DE AÇÃO DA SECRETARIA DA SAÚDE?? 

CLÁUDIA / 2- NA AVALIAÇÃO DE VOCÊS – QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA MUDAR ALGUNS HÁBITOS ENTRE OS HOMENS  

ODILON / 3 – QUAIS OS NÚMEROS QUE MAIS PREOCUPAM?? QUE CAMINHOS BUSCAR PARA MELHORAR OS INDICES ATUAIS?? 

CLÁUDIA / 4 – o QUE DIZER DA RECEPTIVIDADE DESSSE PÚBLICO, A PARTIR DAS AÇÕES DA SECRETARIA DA SAÚDE ?? 

ODILON / 5 – E QUE BALANÇÇOO VOCES NOS TRAZEM...? O QUE VOCE CONSIDEROU MAIS POSITIVO? 

CLÁUDIA / 6 – E OS PLANOS PARA O AGOSTO AZUL DO ANO QUE VEM ?? 

ODILON / 7 – RECADO IMPORTANTE PARA OS HOMENS – SOBRE HÁBITOS QUE DEVEM PASSAR A TER AO LONGO DESSES 12 MESES QUE TEREMOS ATÉ O PRÓXIMO AGOSTO AZUL , POR FAVOR  ! 

CLÁUDIA / - CONVERSAMOS HOHE COM A DOUTORA CAROLINA POLIQUESI, CHEFE DA DIVISÃO DE ATENÇÃO à SAÚDE DO HOMEM NA SECRETÁRIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ, DOUTORA MUITO OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO – PELA SUA PARTICIPAÇÃO COM A GENTE NO NOSSO PROGRAMA

 

Lembrando que a Assembleia tem outras leis aprovadas que tratam do tema saúde do homem, como o Novembro Azul e o Outubro Rosa, para cuidados da saúde das mulheres.

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação