Confira os destaques da semana na Assembleia Legislativa do Paraná

18/03/2022 16h04 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Audiência pública debate as Casas de Passagem Indígenas no Paraná

Audiência pública debate as Casas de Passagem Indígenas no ParanáCréditos: Daniel Caron/FAS

Audiência pública debate as Casas de Passagem Indígenas no Paraná

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais promove, na próxima segunda-feira (21), uma audiência pública para tratar da implantação de Casas de Passagem Indígenas nas principais cidades do estado, com o objetivo de atender os povos que estão em trânsito entre suas aldeias.

Segundo os deputados Tadeu Veneri e Goura, presidentes das Comissões, também será debatida a urgência da Prefeitura de Curitiba de tornar permanente a atual Casa de Passagem Indígena da capital, uma demanda que já foi levada ao Ministério Público e que precisa ser atendida o quanto antes.

O encontro será em formato remoto a partir das 9 horas.

(Sobe som)

No horário do Grande Expediente, para marcar o   Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down e a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down, fala a presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down Noêmia da Silva Cavalheiro, a convite dos deputados Michele Caputo e (PSDB) e Pedro Paulo Bazana (PV).

(Sobe som)

Também no Grande Expediente, participa o presidente do diretório estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o professor Elton Barz, por iniciativa do deputado Arilson Chiorato (PT). Barz fala sobre o centenário do partido no Brasil.

Em seguida, acontece a sessão plenária.

(Sobe som))

Às 17 horas, ou, assim que terminar a sessão, os deputados que integram a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher se reúnem em formato remoto.

(Sobe som)

Na terça-feira (22), às 13 h, no gabinete da Presidência, acontece a entrega do título de menção honrosa e votos de aplausos e congratulações à sanfoneira Bia Socek. A iniciativa é do deputado Plauto Miró (DEM), em reconhecimento ao trabalho da artista que foi considerada a melhor sanfoneira do Brasil e por levar o nome do Paraná para todos os cantos do país.

Bia Socek nasceu em Quitandinha, Região Metropolitana de Curitiba, tem 15 anos de carreira e tem encantado o país com seu talento. Possui mais de três milhões de seguidores nas redes sociais e uma de suas publicações teve mais de 16 milhões de visualizações em dois meses, o que rendeu a ela o título de melhor sanfoneira do país. Ao todo, seus vídeos possuem mais de 300 milhões de visualizações.

Ela é multi-instrumentista. Toca viola, violão, acordeon e ukulele. Tem 10 álbuns gravados e já vendeu mais de 14 mil cds de mão em mão em festas regionais acompanhada da mãe.

Em 2017 lançou sua carreira nacional, percorrendo todo o país com shows e apresentações em grandes eventos da música Brasileira.

(Sobe som)

Em seguida, às 13h30, tem reunião da CCJ e às 14h30, a sessão plenária.

(Sobe som)

Lembrando que as audiências e sessões plenárias e a reunião da CCJ são transmitidas ao vivo pela  TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.