Coordenador da Frente Parlamentar da Medicina reforça “Dia D da Multivacinação” O deputado Ney Leprevost União) destaca que a data para a vacinação é no próximo dia 21 de outubro.

18/10/2023 14h00 | por Assessoria Parlamentar

“Vacinas salvam vidas. Nosso objetivo é aumentar a cobertura vacinal no Paraná. A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de diversas doenças”, afirmou Leprevost.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Com objetivo de aumentar os números da vacinação no Paraná, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, formalizou o Dia D de Multivacinação para toda a população paranaense. A data estipulada é 21 de outubro.

“As vacinas são fundamentais para prevenção de uma série de doenças, infelizmente os números caíram após a pandemia e isto coloca em risco a saúde das pessoas, principalmente das crianças”, afirma o deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina.

Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estendeu até as 20 horas o horário de vacinação em 10 unidades de saúde da capital até a próxima sexta-feira, dia 20 de outubro.

As unidades com horário estendido em Curitiba são: Mãe Curitibana, Vila Hauer, Tingui, Monteiro Lobato, Vila Guaíra, Santa Felicidade, Oswaldo Cruz, Ipiranga, João Cândido e Iracema.

No sábado, dia 21, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba também promove o “Dia D” de Multivacinação das 9 horas às 15 horas, em 29 unidades de saúde da capital.

O objetivo é que a população coloque a carteira de vacinação em dia.

Em apoio ao “Dia D” de Multivacinação, o deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina na Assembleia Legislativa, está reforçando o alerta lançado pelo Secretaria Estadual de Saúde para que a população abrace o Dia D.

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o engajamento da população é fundamental para o país se manter livre de diversas doenças que podem levar à morte ou deixar sequelas. Em 2020, com a pandemia de covid-19 ocorreu uma queda na cobertura de diversas vacinas que não atingiram o índice mínimo de pessoas vacinadas.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza em seu calendário 19 tipos de vacina, que atendem a crianças, adolescentes, gestantes, trabalhadores, pessoas com mais de 60 anos, população indígena etc. Vacinar no SUS é um direito de todos e um dever do Estado.