Coronel Lee deixa a Assembleia Legislativa marcado pela defesa da segurança pública Presidente da Comissão de Segurança Pública, o policial militar reformado segue lutando pelas forças de segurança, categoria que abraçou durante seu mandato que se encerra.

11/01/2023 09h41 | por Trajano Budola
Deputado Coronel Lee (DC).

Deputado Coronel Lee (DC).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Coronel Lee (DC).

Com um mandato dedicado à segurança pública, o deputado Coronel Lee (DC) deixa a Assembleia Legislativa do Paraná em 2023. Não reeleito no último pleito, o oficial da Polícia Militar planeja seguir na defesa das forças de segurança do estado. “Meu objetivo é encerrar as atividades no parlamento e levar o aprendizado dos quatro anos para a vida”, afirma.

Coronel Lee preside a Comissão de Segurança Pública e destaca alguns projetos de lei que asseguraram às forças de segurança avanços em seus direitos. “A Polícia Militar do Paraná foi a única categoria profissional a ficar de fora da aposentadoria complementar, que abrangeu todo o resto do funcionalismo”, cita a deputado.

Para ele, a ação em conjunto com os parlamentares da Comissão foi uma grande vitória para os policiais. Em outra frente, o deputado destaca o reconhecimento do Batalhão Ambiental com autoridade de meio ambiente, sem convênio com nenhum outro órgão ambiental. “É um avanço muito grande, inclusive em nível nacional”, diz.

Uma das iniciativas apresentadas pelo parlamentar e que hoje é lei no Paraná está o projeto Vizinho Solidário (Lei 21.027/2022) para que as vizinhanças se articulem em redes de cooperação para denunciar atividades suspeitas às autoridades e evitar crimes.

Também a instituição do Dia do Militar Estadual Veterano (Lei 20.257/2020) celebrado no dia 1º de outubro. Este projeto foi elaborado pelo deputado com o ex-colega de parlamento Rubens Recalcatti, falecido em abril de 2021. A proposta objetiva valorizar aqueles que dedicaram suas carreiras profissionais à corporação.

“Entre muitas outras situações que me deixaram muito felizes”, fala em retrospectiva das ações do seu mandato. O deputado Coronel Lee é policial militar desde 1985, tendo sido promovido à graduação em 2018. Neste mesmo ano concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa e sagrou-se deputado obtendo quase 60 mil votos em 348 municípios.

Nascido no dia 15 de março de 1965, em Curitiba, Washington Lee Abe é descendente de japoneses e graduado em Artes Marciais. Filho de coronel da Polícia Militar do Paraná é casado e tem três filhos.