CPI dos Sus discute implantação de Central de Vagas On-line e redistribuição de internamentos

12/07/2011 17h38 | por Thaís Faccio - Foto: Nani Gois/ ALEP

Créditos: Thaís Faccio - Foto: Nani Gois/ ALEP

A redistribuição das Autorizações de Internamento Hospitalar (AIHs) e a implantação da Central de Leitos On-Line foram os dois tema discutidos nesta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, durante reunião da CPI dos Leitos dos SUS com o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, e o presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite. O secretário informou que a informatização da central de leitos deve ocorrer dentro de 90 dias. “Nós já terminamos o levantamento técnico, agora é só esperar o processo licitatório. Vai demorar um pouco porque é um sistema complexo que vai substituir um modelo arcaico, que atualmente funciona com fax e telefone e não oferece condições para que os servidores realizem um bom trabalho”, disse.
Caputo explicou aos membros da CPI que o governo trabalha para ter um sistema completo de monitoramento da saúde, desde o agendamento de consultas, solicitação e realização de exames, internamentos e todos os procedimentos envolvendo pacientes, médicos e hospitais. “Queremos ter um sistema que agende 100% das consultas e encaminhamentos, com acesso a todos os municípios e que possa fazer também o controle financeiro de todo o processo. Isso garantirá atendimento rápido e adequado a quem precisa de internamento”, comentou.
Mais atuante – O secretário lembrou que aquela era a sexta vez neste ano que estava vindo à Assembleia e que quer retornar ainda mais vezes. “A Casa mudou seu perfil e está mais atuante. Já participei de reuniões da Comissão de Saúde, da Frente Parlamentar de Saúde, de audiências públicas, de reuniões da CPI do SUS. Estou à disposição”, disse. Caputo aproveitou ainda para agradecer o repasse feito pela Casa no valor de R$ 10 milhões ao Governo do Paraná, que acabou beneficiando a área da saúde. “Os recursos financeiros que saíram desta Casa nos ajudaram muito e esperamos novas contribuições”, pediu, ao afirmar que o “Parlamento é independente e vem fazendo, via CPI, um bem enorme à Secretaria, ao realizar um diagnóstico sobre a situação dos leitos do SUS no Paraná”.
Para o presidente da CPI, deputado Leonaldo Paranhos (PSC), a participação do secretário foi muito positiva, até pela razão de que grande parte dos problemas que a CPI está apurando será resolvida pela Secretaria de Saúde. “A CPI é da população e não do governo, mas estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e outros órgãos do Governo”, comentou. Paranhos lamentou a demora na instalação da central de leitos, mas está satisfeito com as respostas obtidas pela CPI via Secretaria. “Estamos dando um crédito ao Governo, mas vamos continuar cobrando e fiscalizando”, pontuou.
AIHs – O secretário também falou sobre a polêmica envolvendo as AIHs (Autorizações de Internamento Hospitalar). “Quero aproveitar para esclarecer que não houve redução de AIHs, mas sim uma ampliação de 20 mil. O que houve foi uma redistribuição das autorizações conforme o critério populacional. Segundo Caputo, passamos de pouco mais de 762 mil autorizações de internamento no ano passado para mais de 782 mil.
O deputado Marcelo Rangel (PPS) destacou a atuação da Casa de Leis. “Nunca antes na Assembleia e na história desta Casa tivemos a oportunidade de mostrar o que se passa nos hospitais e nas regionais da saúde. Agora podemos colaborar, trazer à tona os problemas e buscar soluções”, disse. Rangel, que será o relator da Comissão, afirmou que o relatório será “completo, técnico e minucioso”. Ainda segundo ele, “o documento irá apontar os problemas crônicos e dará suporte ao governo para que a Secretaria de |Saúde possa sanar os problemas detectados”.
Sugestões – Presente à reunião, o deputado Pedro Lupion (DEM) indagou sobre a existência, no Brasil, de algum sistema de central de leitos que funcionasse bem e pudesse ser usado como modelo aqui no Paraná. De acordo com a superintendente de Gestão de Sistemas da Secretaria de Saúde, Márcia Cecília Huçulak, há bons sistemas de saúde, mas eles são pontuais. “Queremos um bem mais completo aqui no Paraná, que contemple oferta, controle financeiro e que otimize o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos juntando boas experiências para fazer o nosso”, garantiu. O deputado César Silvestri Filho (PPS) aproveitou a reunião para sugerir que sejam feitas auditorias externas nas vagas em aberto e nas reservas de leitos. “Quero sugerir que sejam incluídos e desenvolvidos mecanismos de fiscalização ao sistema. Pode até ser a feito por membros da comunidade”, sugeriu. Também participaram do encontro os deputados Reni Pereira (PSC), Adelino Ribeiro (PSL) e Artagão de Mattos Leão Junior (PMDB).
Foto: Nani Gois/ ALEP