CRIAI faz reunião para debater projetos que tratam dos direitos dos autistas Durante o encontro os deputados da Comissão também vão discutir também a programação da audiência “Adoção e Apadrinhamento Afetivo”.

26/04/2019 16h05 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração da assessoria parlamentar.
Deputado Cobra Repórter (PSD) defende investimentos em políticas públicas.

Deputado Cobra Repórter (PSD) defende investimentos em políticas públicas.Créditos: Dálie Felberg/Alep.

Deputado Cobra Repórter (PSD) defende investimentos em políticas públicas.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (CRIAI) da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), realiza uma reunião no  dia 7 de maio, logo após a sessão plenária. O objetivo é discutir diversos projetos relacionados, principalmente, à melhoria da qualidade de vida, locomoção e aprendizado de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista, informou o deputado Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão.

“Precisamos dar a devida atenção e investir em políticas públicas para melhorar a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes autistas. A inclusão, o amor e a luta constante por direitos podem transformar vidas. É comum vermos, por exemplo, vagas em colégios que são negadas para pessoas com autismo, porque o colégio se vê em dificuldade de incluir aquela pessoa. Isso está errado”, disse o deputado. A audiência pública sobre “Adoção e Apadrinhamento Afetivo”, marcada para o dia 22 de maio na Alep, também estará em pauta.

Projetos – Na reunião, os deputados que integram a CRIAI vão discutir os seguintes projetos de lei, que tratam de temas relacionados ao autismo e estão tramitando no Legislativo:

1) Projeto de lei nº 40/16, de autoria dos deputados Professor Lemos (PT) e Marcio Pacheco (PDT), que dispõe sobre a implantação de centros avançados de estudo e capacitação de educadores da rede pública de ensino no Paraná para inserção escolar de alunos autistas;

2) Projeto de lei nº 166/19, de autoria dos deputados Delegado Francischini (PSL) e Marcio Pacheco (PDT), que trata da obrigatoriedade de realização de Sessão de Cinema adaptada para crianças e adolescentes autistas ou portadores de Síndrome de Down e suas famílias;

3) Projeto nº 168/19, assinado pelos deputados Marcio Pacheco (PDT) e Evandro Araújo (PSC), que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista;

4) Projeto de lei nº 48/19, apresentado pelo deputado Anibelli Neto (MDB), que dispõe sobre a inserção do símbolo de conscientização do Transtorno do Espectro Autista nas vagas de estacionamento preferenciais reservadas aos portadores de deficiência.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação