Debate sobre o PPA movimenta o Norte Pioneiro na quarta-feira (16) O encontro irá acontecer em Santo Antônio da Platina para debater demandas regionais que podem fazer parte do Plano Plurianual (PPA) do Estado para o período de 2024 a 2027.

14/08/2023 15h03 | por Assessoria Parlamentar

“Estamos propondo a formulação de um orçamento participativo no Paraná e todos estão convidados a colaborar”, destaca o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Uma audiência pública programada para a próxima quarta-feira, 16, vai movimentar o Norte Pioneiro do Paraná. O encontro irá acontecer em Santo Antônio da Platina para debater demandas regionais que podem fazer parte do Plano Plurianual (PPA) do Estado para o período de 2024 a 2027. Também serão discutidos outros programas criados pelo governo estadual para estimular o desenvolvimento dos municípios.

“Estamos propondo a formulação de um orçamento participativo no Paraná e todos estão convidados a colaborar”, destaca o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD). “De forma inovadora, abrimos espaço para que a população e gestores públicos contribuam na elaboração do plano de investimentos do Estado para os próximos anos”, observa o deputado, explicando que o PPA é um planejamento de médio prazo, que serve como um guia para a aplicação de recursos públicos.

O evento, chamado “Rede399 – Pacto pelo futuro: Planejando o Paraná”, é uma parceria da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, presidida por Romanelli, e a Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), comandada pelo secretário Guto Silva. Ele abre espaço para que lideranças políticas, representantes da sociedade civil organizada, da academia e do setor produtivo apresentem demandas regionais para o Governo do Estado.

Rede399/PPA - O encontro será realizado no auditório do Sest/Senat e está dividido em duas etapas. A partir das 13h30 haverá uma reunião técnica, com a participação da governança do programa Paraná Competitivo e gestores municipais do Conecta399. Às 15h, Romanelli e Guto Silva conversam com prefeitos, vereadores e lideranças da sociedade civil e do setor produtivo para discutir o PPA e a Rede399.

“Nunca fizemos um debate tão democrático sobre o PPA, com a participação efetiva da sociedade e de lideranças regionais”, afirma o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD). Segundo ele, todas as cidades do Norte Pioneiro devem estar representadas. “Estamos trabalhando muito para promover avanços na região e esta é uma oportunidade de colocar no planejamento do Estado as nossas principais necessidades”, sustenta ele.