Delegacia de Estelionato ouve deputados vítimas de golpe via telefone celular

12/03/2018 17h55 | por Eduardo Santana.
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) presta esclarecimentos sobre o golpe sofrido.

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) presta esclarecimentos sobre o golpe sofrido.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) presta esclarecimentos sobre o golpe sofrido.

O delegado titular da Delegacia de Estelionato de Curitiba, Edward Figueira Ferraz, esteve na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na tarde desta segunda-feira (12) para ouvir os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli (PSB), Luiz Carlos Martins (PSD) e Evandro Araújo (PSC), que foram vítimas na semana passada de um golpe via telefone celular.

A ação dos criminosos consistia na ativação de um chip de telefonia móvel com os números de telefone celular e dados pessoais dos parlamentares. Após o chip ativado, os golpistas solicitavam aos contatos dos deputados, salvos no aplicativo WhatsApp, depósitos no valor de R$ 2.000,00 via aplicativo do Banco do Brasil. Além dos deputados, a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), também foi vítima dos estelionatários.

De acordo com informações da Delegacia de Estelionato, o golpe é recente na praça e, no caso dos deputados e da vice-governadora, foi aplicado por estelionatários do Maranhão. Inclusive, o delegado Edward Figueira Ferraz seguiu para o estado nordestino após ouvir os parlamentares, com objetivo de elucidar o caso juntamente com o apoio das autoridades de segurança pública maranhenses. “Trata-se de uma situação extremamente complexa, na qual qualquer cidadão de bem pode ser vítima”, apontou Romanelli.

Segurança – Para evitar a ação de golpistas no WhatsApp, a Delegacia de Estelionato e o Gabinete Militar da Alep indicam que pessoas ativem no aplicativo uma verificação em duas etapas, por meio de um código pessoal. Confira o passo a passo:

Passo 1: Para ativar, pressione o menu do topo do WhatsApp e selecione “Configurações”.

Passo 2: Em seguida, toque em “Conta” e selecione “Verificação em duas etapas”.

Passo 3: Pressione o botão “Ativar”. Em seguida, será necessário adicionar um código pessoal com seis dígitos (criado por você) e depois digitá-lo novamente, para confirmar. Toque em “Avançar” em cada etapa.

Passo 4: Se preferir, adicione também um e-mail pessoal para recuperação do acesso e, ao final, confirme em “Concluído”.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação