Deputada Ana Júlia (PT) pede celeridade na apuração de caso de racismo na UFPR

30/01/2024 16h02 | por Assessoria Parlamentar
Deputada Ana Júlia (PT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude na Assembleia Legislativa.

Deputada Ana Júlia (PT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude na Assembleia Legislativa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Deputada Ana Júlia (PT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude na Assembleia Legislativa.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude na Assembleia Legislativa, a deputada Ana Júlia (PT) encaminhou, na segunda-feira (29), um ofício à reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) solicitando rigor na apuração de um caso de racismo que teria ocorrido na instituição. De acordo com denúncias que chegaram ao gabinete da parlamentar, os casos de injúria racial teriam ocorrido no Campus da Saúde da UFPR, no curso de Medicina. No documento, a deputada lamenta o incidente e pede transparência e punição adequada ao responsável pelo crime.

“Lamentavelmente, casos de racismo em instituições de ensino, como o ocorrido no curso de medicina da UFPR, destacam a persistência de discriminação racial. É crucial que a universidade investigue rigorosamente o caso, oferecendo transparência e punição adequada ao responsável”.

Ana Júlia pediu celeridade nas investigações e sugeriu a criação de uma campanha permanente de combate ao racismo em todos os campi da UFPR.

“Nosso mandato está em contato com o Delegado Geral pedindo celeridade nas investigações. Nossa sociedade e, principalmente, a UFPR não podem coadunar com atos racistas, principalmente dentro dos seus campi. Por isso, sugerimos a criação de uma campanha permanente de combate ao racismo em todos os campi da UFPR, visto que este não é um caso isolado”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação