Deputada Ivana Bastos, presidente da Unale, visita a Assembleia Legislativa do Paraná Instituição representa todos os legislativos e legisladores estaduais do Brasil.

31/05/2021 16h59 | por Jaime S. Martins

Deputada Ivana Bastos, presidente da Unale, visita a Assembleia Legislativa do ParanáCréditos: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu, na tarde desta segunda-feira (31) durante a sessão plenária, a presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), a deputada baiana Ivana Bastos, que tem percorrido o país em razão dos 25 anos da instituição.

“Estamos comemorando este mês os 25 anos da Unale. Ontem foi o dia do Jubileu de Prata, e o Paraná não poderia ficar de fora dessa visita aos amigos. Vocês fazem parte da Unale. Aquela casa é a casa dos deputados estaduais”, disse.

Ivana lembrou também que em 2017 a Assembleia Legislativa do Paraná foi responsável pela realização da 21ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu. “Tenho a boa lembrança da Conferência em Foz do Iguaçu. Aquela bela Conferência. Esse ano com certeza teremos uma nova Conferência, virtual ou presencial. É preciso que a gente se reúna com todos os cuidados para poder mostrar os trabalhos da Unale”, disse. “Fui eleita ano passado para o mandato de um ano. Com a pandemia, todos os sonhos e projetos foram por água abaixo. Diante disto, nosso mandato foi renovado para esse ano. O deputado Anibelli é nosso secretário geral e representa a Unale aqui no Paraná. Estamos nos adequando para quando passar a pandemia possamos continuar representando em Brasília os deputados estaduais. A Unale é a casa de vocês e o Paraná fez e faz história na Unale. Com certeza vamos poder voltar aqui e abraçar a todos e dizer que passou, que superamos”.

O deputado Anibelli Neto (MDB), secretário-geral da Unale, deu as boas-vindas à Ivana e a equipe da instituição. “Com muita honra e dignidade a presidente da Unale está aqui hoje. Veio para conversar sobre as demandas e o que a Unale tem feito por todos nós deputados em Brasília. A sua presença nos deixa muito honrado”.

O ex-governador Orlando Pessuti, que presidiu a Unale no período 2000/2001, também acompanhou a visita. O deputado Artagão Júnior (PSB), presidente da Unale no período de janeiro a maio de 2013, falou da importância da atuação da instituição nos debates no país. “Falo aqui da importância que a Unale tem nos debates que acontecem de forma nacional e regional, representando as Casas Legislativas e os deputados estaduais a nível nacional”.

Ex-vice-presidente da instituição, o deputado Ademir Bier (PSD), também destacou a Conferência realizada pela Assembleia do Paraná. “Em 2018 terminou o meu mandato como vice-presidente da Unale, aquele grande evento que fizemos no Paraná só foi da forma que foi graças ao apoio que tivemos do presidente Traiano e de toda a Mesa Diretora que possibilitou fazer um evento daquela importância e porque sabemos o que a Unale representa e a força que ela tem”.

Por fim, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), agradeceu a visita de Ivana e a equipe da Unale que fazem um brilhante trabalho na instituição. “A Comissão Executiva também se sente prazerosamente e é uma satisfação tê-la aqui no nosso convívio, como já falaram alguns parlamentares. Também faço parte da Unale, essa instituição que tem uma influência social, principalmente, naquilo que acontece e ocorre nos grandes eventos que ela promove”.