Deputada Márcia Huçulak (PSD) debate demandas de saúde e das mulheres no litoral Parlamentar se reuniu com prefeito, secretários e vereadora de Antonina e fez visitas técnicas a Hospital Municipal e centro de atendimento psicossocial.

05/07/2023 15h51 | por Assessoria Parlamentar

a agenda da deputada na região começou pela manhã e incluiu reuniões com o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, e com os secretários municipais Odileno Garcia Toledo (Saúde) e Julia de Oliveira Machado (Mulher), a vereadora Elizandre Rodrigues Machado, entre outros gestores da região.Créditos: Simone Muniz/Gabinete Márcia Huçulak

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) aproveitou a realização da Assembleia Itinerante nesta quarta-feira (05/06), em Paranaguá, para realizar reuniões com gestores do litoral, analisar o andamento das políticas públicas na região e colher demandas para ações legislativas.

Além da sessão da reunião com o porto e da sessão de interiorização organizadas pela Assembleia em Paranaguá, que serão realizadas mais tarde, a agenda da deputada na região começou pela manhã e incluiu reuniões com o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, e com os secretários municipais Odileno Garcia Toledo (Saúde) e Julia de Oliveira Machado (Mulher), a vereadora Elizandre Rodrigues Machado, entre outros gestores da região.

Hospital

A deputada fez duas visitas técnicas, uma ao Hospital Municipal, outra ao Centro de Atenção Psicossocial de Antonina.

No hospital funciona também uma Unidade Básica. O local é a referência de saúde da cidade e atende entre 250 e 300 pessoas por dia.

De acordo com Toledo, a manutenção do hospital compromete grande parte do orçamento municipal da saúde. A deputada vem defendendo mudanças na forma de financiamento da saúde em geral, a fim de viabilizar mais investimentos que permitam a melhoria da estrutura e do atendimento aos usuários.

Mulheres

Com a secretária Julia e com a vereadora Elizandre, a deputada discutiu formas de fortalecer as políticas para mulheres.

Antonina não conta com uma delegacia específica para mulheres, por exemplo. Márcia vê possibilidade de criar um espaço para esses atendimentos na delegacia local, que pode ser reformada, a fim de qualificar a atenção aos casos de violência de gênero. “Vamos procurar viabilizar isso”, disse.

União

A deputada destacou a importância da união de esforços para a efetivação de ações.

Técnica de enfermagem, Elizandre, por exemplo, vai assumir a Procuradoria da Mulher, um órgão independente que atua na estrutura da Câmara, voltado a zelar pela maior participação das mulheres, bem como encaminhar denúncias e fiscalizar execução dos programas voltados à paridade entre gêneros, entre outras responsabilidades.

“É cada vez mais importante que nós, mulheres, tenhamos uma atuação firme e dedicada a ampliar nossa presença nos espaços do poder público”, disse Márcia. “A união de esforços de quem atua na área é fundamental para viabilizarmos novos projetos”.

Programação

Dentro da programação da Assembleia Itinerante, a deputada participará à tarde de reunião com o diretor-presidente do Porto de Paranaguá, Luiz Fernando Garcia da Silva, e visita ao cais, além da sessão especial de interiorização, organizada pela Casa.