Deputada Márcia Huçulak (PSD) destaca ações do governo do Estado: Verão Maior, caravana da mulher e medicamentos Para a parlamentar, ações no Litoral são amplas e importantes para o desenvolvimento econômico da região, que precisa ser continuado.

28/02/2024 14h50 | por Assessoria Parlamentar

De acordo com a deputada, as ações durante a temporada de verão foram amplas e garantiram o sucesso do programa Verão Maior Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) destacou em discurso no plenário nesta quarta-feira (28/02) o sucesso e importância de medidas recentes desenvolvidas pelo governo Ratinho Jr. em três áreas: Litoral, caravana da mulher e a inserção de novos medicamentos na rede pública.

Verão Maior

De acordo com a deputada, as ações durante a temporada de verão foram amplas e garantiram o sucesso do programa Verão Maior Paraná: cultura, lazer, esportes, turismo, meio ambiente, saúde, segurança pública e segurança no trânsito.

“Ao desenvolver uma série tão grande de ações, o governo do Estado promove o desenvolvimento econômico das nossas cidades litorâneas”, avalia a deputada, destacando a coordenação do trabalho realizada pelo secretário do Esporte Hélio Wirbiski. “A população do litoral reconhece todas as melhorias e o apoio durante o período do verão.”

Segurança

Márcia ponderou que o Litoral recebeu 4,5 milhões de pessoas ao longo da temporada. Apesar da grande movimentação de pessoas, graças ao trabalho da Segurança Pública não houve ocorrências graves.  “A segurança é importante para todos os municípios, mas é fundamental para incrementar o turismo”, disse, congratulando o secretário Hudson Leôncio Teixeira. “O trabalho foi exemplar. As pessoas se sentiram protegidas.”

Obras

Além da extensa programação, que incluiu uma série de shows, torneios esportivos (com 1.500 atletas inscritos) e atividades para pessoas de todas as idades, Márcia lembrou as grandes obras de infraestrutura que estão sendo tocadas no Litoral.

São exemplos a ponte entre Guaratuba e Matinhos, a duplicação da avenida JK e a canalização do canal de macrodrenagem, além das intervenções urbanísticas na orla de Matinhos, que incluem a engorda da areia da praia.

Repercussão

“A deputada Márcia Huçulak foi muito feliz em suas colocações”, disse o líder do governo na Assembleia, o deputado Hussein Bakri. “Tivemos o maior verão da história do Paraná. O estado subiu de patamar.”

Desafios

A programação oficial do Verão Maior foi encerrada no último fim de semana.

Para Márcia, o desafio agora é tornar mais duradouros os efeitos positivos gerados durante a temporada. “O verão foi muito bem cuidado pelo Governo do Estado; precisamos avançar nos outros períodos do ano”, sugeriu.

Ela cita, por exemplo, a coleta seletiva de lixo nas áreas mais distantes da orla. Outro desafio é o sistema de escoamento das águas das chuvas.

“Sabemos que podemos contar com o governo, que não se acomoda em promover o bem-estar da população”, disse.

Caravana combate violência contra mulher

A deputada também chamou atenção para  o anúncio, nesta terça-feira (27/02), da segunda edição da Caravana Paraná Unidos pelas Mulheres, coordenada pela Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

A novidade este ano é a criação do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra Mulheres no Estado, a ser instalado em março.

O grupo tem a missão de unir e compartilhar conhecimento para aprimoramento das ações na área.

As ações são lideradas pela secretária estadual Leandre Dal Ponte.

Remédios a base de canabidiol

Por fim, a deputada parabenizou o governador Ratinho Jr. e o secretário estadual de Saúde Beto Preto pela disponibilização na rede estadual de medicamentos a base de canabidiol e tetrahidrocanabidiol.

O decreto 4977, que regulamenta a ação, foi publicado na segunda-feira (26/02), trazendo as primeiras regras e iniciando o acesso da população a medicamentos que vêm se revelando importantes no tratamento de uma série de doenças.

Inicialmente, a medida amplia o acesso a remédios para tratamentos da espasticidade decorrente de esclerose múltipla, de crises convulsivas associadas a síndrome de Lennox-Gastaut, síndrome de Dravet e ao complexo de esclerose tuberosa.