Deputada Márcia Huçulak (PSD) destaca eficiência da plataforma Central Saúde Já Plataforma foi lançada em 2020, no início da pandemia de covid, foi incrementada com novos serviços e hoje realiza 30 mil atendimentos por mês.

04/03/2024 18h35 | por Assessoria Parlamentar
A plataforma completou 1.000.000 de atendimentos, marca celebrada nesta segunda-feira (04/03)

A plataforma completou 1.000.000 de atendimentos, marca celebrada nesta segunda-feira (04/03)Créditos: Rafael Pto/Divulgação

A plataforma completou 1.000.000 de atendimentos, marca celebrada nesta segunda-feira (04/03)

Pioneirismo, inovação, ampliação e melhoria do atendimento, referência de bom uso dos recursos tecnológicos em prol da população, evolução constante.

De acordo com a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), essas atribuições estão presentes na Central Saúde Já, que completou 1.000.000 de atendimentos, marca celebrada nesta segunda-feira (04/03) em evento que contou com a presença do prefeito Rafael Greca, do vice Eduardo Pimentel e da atual secretária de Saúde da capital, Beatriz Battistella Nadas, entre outros gestores de saúde.

Ex-secretária de Saúde de Curitiba, Márcia destacou a qualidade e os avanços desde o início do serviço. Ela foi responsável pela criação e implementação do serviço, em 2020, no início da pandemia de covid-19 na capital.

 “Muito orgulho de ter feito parte dessa história, muito orgulho desse time que trabalha com dedicação para o cuidado dos curitibanos”, afirmou a deputada.

De acordo com Márcia, o volume de atendimentos mostra o sucesso da iniciativa. Durante a pandemia, por exemplo, ele foi fundamental, principalmente porque havia restrição de contatos pessoais, para evitar a transmissão do vírus.

Movimento

Nos momentos de pico, a central foi responsável por um número de atendimentos diário equivalente a duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) físicas. “É um volume muito significativo, que melhora todo o fluxo dos serviços da saúde, com segurança e privacidade”, diz a deputada.

A central incorporou novos serviços e hoje realiza uma média de 30 mil atendimentos mensais – ou mil por dia, o que é um número maior ao realizado por uma UPA física, por exemplo.

A deputada lembra que o serviço traz agilidade e ajuda a reduzir a pressão nos atendimentos presenciais, prestando os encaminhamentos necessários de forma rápida.

Márcia ressalta ainda que o investimento na plataforma é muito menor do que o que seria necessário para, por exemplo, abrir e manter uma unidade de atendimento presencial.

“O telesserviço é um complemento relevante à estrutura de saúde do município”, diz a deputada.

Pioneira

Curitiba foi a primeira capital a oferecer videoconsulta médica por meio do teleatendimentos, incorporando a atividade ao Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.

O serviço ganhou elogios do Ministério da Saúde. A ministra Nísia Trindade o considerou referência para a saúde digital do país.

Lei no Paraná

Depois de implementar a central em sua passagem pela SMS, Márcia foi responsável pela primeira lei estadual que regulamentou as atividades de telessaúde.

O projeto de lei foi apresentado em seu primeiro ano como deputada estadual (2023), aprovado por unanimidade, e lei foi promulgada no mesmo ano.

Com isso, o estado regulamentou toda a atividade, promovendo segurança e transparência para usuários e prestadores de serviço.

Serviço

A Central Saúde já funciona pelo telefone (41) 3350-9000.

 

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