Deputado Ademar Traiano (psdb)

10/02/2009 09h06 | por Rafaela Dorigo / 41 3350-4096 - 9165-6151 / www.traiano.com.br
Em reunião estadual do PSDB na manhã desta segunda-feira (9), ficou decidido que serão canceladas todas as 182 comissões provisórias municipais. A medida visa preparar o partido para as eleições de 2010. A executiva estadual do PSDB também estabeleceu que o PSDB do Paraná, em consonância com a direção nacional do partido, terá, preferencialmente, candidato próprio ao governo do Estado, para garantir uma campanha vitoriosa ao candidato a Presidente da República.O senador Alvaro Dias colocou o seu nome à disposição do partido para a sucessão estadual. Para ele, o fato de o PSDB ter a posição de cabeça de chapa, não exclui a possibilidade de alianças, mesmo com o PDT, comandando no Estado por Osmar Dias, que já anunciou que concorre ao governo. Alvaro sugeriu fazer uma consulta à população e se o resultado for favorável, pretende manter a intenção de disputar o governo. "Se não tiver condições, não darei trabalho para ninguém. E no caso de ser eleito governador, não pretendo disputar reeleição, até porque estamos combatendo o segundo mandato lá em Brasília", garantiu. Para o deputado federal Gustavo Fruet, o partido não pode se omitir na sucessão estadual, até para fortalecer o projeto nacional de levar o governador José Serra (SP), ou Aécio Neves (MG) à Presidência da República. "A pré-candidata do PT era uma ilustre desconhecida, mas as pesquisas mostram que ela já dobrou as intenções de voto no nordeste e está crescendo no sul”.O prefeito de Curitiba, Beto Richa concorda com o processo de avaliação de viabilidade eleitoral, contudo, acha que a definição do nome do candidato deve esperar mais, até para facilitar a construção de um grande leque de alianças. ResoluçãoAlém de extinguir as provisórias, a resolução aprovada cria uma comissão formada por três membros do diretório, sendo um deputado federal, um estadual e um membro da executiva, para analisar nomes que poderão compor as chapas de candidatos a deputado federal e estadual. Outra exigência foi que os diretórios municipais tem 30 dias para organizar os núcleos do PSDB Mulher, Juventude do PSDB e do Instituto Teotônio Vilela (ITV). No ano passado foram feitas repetidas recomendações às representações municipais do partido nesse sentido e enfatizado o rigor que seria cobrado em relação às candidaturas próprias nos municípios e coligações. Foi estabelecido, ainda, que os diretórios municipais devem regularizar o CNPJ e abrir conta corrente para prestação de contas junto à justiça eleitoral.Presenças Além do deputado Ademar Traiano, que é líder do PSDB na Assembléia Legislativa, participaram do encontro os deputados Affonso Camargo, Ademar Traiano, Luiz Accorsi, Miltinho Puppio, Luiz Fernandes Litro, Luiz Nishimori, Francisco Bührer, Amauri Escudeiro (representando o deputado Luiz Carlos Hauly), Juraci Barbosa Sobrinho, Alexandre Lima (representando o deputado Alfredo Kaefer), Walmor Trentini, Pablo Rossoni (presidente da JPSDB-PR), Mari Pessin (representante do Secretariado do PSDB Mulher do Paraná), Fernando Ghignone e lideranças tucanas.