Deputado Alisson Wandscheer (SD) homenageia projeto social Banda Escola de Fazenda Rio Grande Menções honrosas entregues celebram 20 anos de fundação e mais de duas mil crianças impactadas.

30/11/2023 11h12 | por Assessoria Parlamentar
Homenagens ocorreram na sessão plenária de quarta-feira (29).

Homenagens ocorreram na sessão plenária de quarta-feira (29).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Homenagens ocorreram na sessão plenária de quarta-feira (29).

O deputado estadual Alisson Wandscheer (SD) homenageou nesta quarta-feira 29, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto social, educacional e cultural Banda Escola, do município de Fazenda Rio Grande. A honraria marca os 20 anos de fundação, comemorados em 30 de outubro deste ano.

A Banda Escola foi criada pela lei municipal 179/2003 e incorporada à estrutura administrativa de governo, subordinada à Secretária Municipal de Esporte e Lazer, com objetivo de incentivar, difundir e promover a prática de atividades nas áreas da educação e cultura entre crianças e jovens e divulgar o patrimônio musical e cultural do município. Durante esse período, mais de dois mil jovens foram atendidos pelo projeto.

Para o deputado Alisson Wandscheer, a menção honrosa celebra não apenas os 20 anos de fundação do projeto social, mas uma história de transformação de vidas. "A Banda Escola é uma referência para as nossas crianças, jovens e até adultos, um projeto social de grande alcance e de resultados concretos no resgate da cidadania. Hoje, compartilhamos histórias que enriqueceram a vida de muitas pessoas ao longo de todos esses anos, de quem apoiou, trabalhou, aprendeu, incentivou e de todos os envolvidos", afirmou

Alisson destacou o papel da Banda Escola e os reflexos na vida dos mais de dois mil alunos beneficiados. "A Banda é muito mais do que uma escola de música, é um projeto de inclusão social que tira crianças das ruas para aprender um ofício. Muitos que passaram por lá desde a fanfarra, quando iniciou há 30 anos, e depois pela Banda Escola, com a sanção da lei municipal 20 anos atrás, hoje são músicos, vivem da música. Todos foram incluídos na sociedade a partir daquilo que aprenderam no projeto", afirmou.

O parlamentar enalteceu os maestros que transformaram a Banda Escola em um projeto de grande sucesso. "Parabenizo todas as pessoas que marcaram essa história, em especial os maestros Mário Cezar Gomes de Oliveira, o Dudu, quando ainda era uma fanfarra, o maestro Maximiliano Pereira da Silva, já quando a lei foi sancionada e a fanfarra virou banda, e o maestro Evaldo Ribeiro, que há 12 anos está à frente desta empreitada ensinando música e cidadania para as nossas crianças", destacou.

Justa homenagem

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, destacou a iniciativa e parabenizou o deputado Alisson Wandscheer pela homenagem. "Quero dar os parabéns ao deputado Alisson por homenagear aqueles que vêm escrevendo o nome na história da cidade e mudando a vida de tantos jovens. Acho justa essa homenagem porque são pessoas que dão a vida para melhorar a vida destas crianças. A Banda Escola é importante para Fazenda Rio Grande e faz a diferença na vida destes jovens", disse.
Marcondes também falou sobre a amplitude do projeto social. "Centenas de jovens construíram suas vidas com os ensinamentos da Banda Escola. Atualmente, são mais de 200 crianças e adolescentes atendidas no contra turno escolar, lapidando o seu dom, porque muitos que passam pela Banda se tornam músicos profissionais", contou.

Cidadania

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Dudu Santos, falou da contribuição do projeto na formação de jovens cidadãos e agradeceu a homenagem. "Hoje conseguimos reunir aqui 30 anos de história de um projeto que valoriza as nossas atividades culturais e esportivas, no intuito de oferecer políticas públicas de qualidade, principalmente formando cidadãos. Parabéns à Assembleia Legislativa e ao deputado Alisson. O nosso agradecimento e a nossa gratidão pelo reconhecimento ao nosso trabalho", disse.

Socialização

Coordenada pelo maestro Evaldo Ribeiro, atualmente a Banda Escola desenvolve quatro projetos - fanfarra, banda, curso de musicalização e linha de frente - promovendo a socialização entre alunos, pais, professores e a comunidade. "A Banda Escola nasceu junto com a emancipação de Fazenda Rio Grande, há 20 anos, mas para surgir essa lei teve dez anos de 'gestação'. Então, são 30 anos de história. Por isso, meu agradecimento ao deputado Alisson. É uma alegria imensa estar aqui e à frente deste trabalho maravilhoso por onde passaram mais de dois mil alunos", afirmou. Segundo ele, "o mais importante é que as crianças se sentem felizes e orgulhosas de pertencerem à Banda Escola. Infelizmente a gente consegue atender só 200 crianças, as vagas preenchem rápido, mas a gente quer ampliar futuramente", disse.

Música

Primeiro regente da fanfarra, Mário Cezar Gomes de Oliveira, disse ter gratidão por tudo o que o que a Banda representou na sua vida e na vida de muitas pessoas. "Este projeto é de uma importância muito grande na vida da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, porque a música transforma". Para o maestro, seria importante os governos criarem mais projetos nesta área. "As autoridades, de um modo geral, se soubessem a importância que tem uma banda e a música na vida da criança, investiriam muito mais, porque é grandioso."

Respeito

Apoiador do projeto, o vereador e secretário municipal de Obras, Alexandre Maringá, falou sobre o aprendizado e a homenagem. "A gente fica muito feliz com o nosso deputado Alisson por ter proporcionado essa homenagem para as crianças e para a cidade. Lá as crianças aprendem a tocar um instrumento, a ter disciplina e respeito maior pelos professores e amigos. É um projeto excepcional."

Vereador e Secretário Municipal de Obras, Alexandre Maringá
Andresa da Silva
Andressa Figueiredo Leite
Andriana Felix da Silva de Souza