Deputado Artagão Junior (pmdb)

04/09/2009 11h00 | por Edson Calixto Junior / 41 3350-4079 - 8411-2799 / artagaojuniorimprensa@gmail.com
Causou estranheza ao deputado Artagão de Mattos Leão Junior (PMDB), a notícia veiculada nos principais órgãos de imprensa de Curitiba de que teria havido um “acordão” para liberação das sete emendas rejeitadas da Lei Antifumo. O parlamentar, que foi indicado pelo presidente da CCJ, deputado Durval Amaral (DEM), para ser o relator dos recursos apresentados pelos autores às emendas rejeitadas, disse que se surpreendeu com a informação de que teria havido um acordo entre os deputados. “Se houve qualquer tipo de acordo, eu não fiz parte dele e sequer tomei conhecimento”, afirmou o parlamentar, lembrando que o parecer será emitido conforme a sua consciência e com embasamento jurídico pertinente. Artagão Junior consegue a liberação de projetos junto à Secretaria de Educação A busca por recursos e projetos para municípios de sua base política (atualmente 68 cidades) motivou o deputado Artagão Junior a fazer uma serie de visitas aos secretários de Estado. No começo da semana, Artagão se reuniu com o Secretário de Estado dos Transportes, Rogério Tizzot e aproveitou para discutir a situação das estradas no interior do Estado. Nesta quinta (3), uma nova audiência – desta vez com a Secretária de Educação, Yvelise Arco Verde – trouxe resultados importantes para a educação nas cinco regiões que o parlamentar tem representatividade. Em pouco mais de uma hora, Artagão e Yvelise conversaram sobre assuntos como construção de quadras cobertas, reforma e ampliação de escolas estaduais do interior. O deputado obteve da secretária a garantia de que mais 70 quadras serão executadas ainda este ano (além das 188 já autorizadas). Artagão Junior elogiou o comprometimento do Governo Requião/Pessuti com a educação dos paranaenses, lembrando que desde 2003, quando reassumiu o Governo do Paraná, foram construídas 453 quadras. “Estas quadras, aliadas às reformas e construção de novas escolas são um marco importante na educação do Paraná. Isto mostra mais uma vez que o Governo Requião/Pessuti está alinhado com as necessidades dos paranaenses, com prioridade para o ensino básico e fundamental”, destacou o parlamentar. Artagão Junior também formalizou à Secretária um pedido especial para reforma e ampliação do Colégio Estadual Dom Pedro I, em Lidianópolis, ampliação de quatro salas de aula no Colégio Municipal de Nossa Senhora das Graças, no norte do Estado e a construção de quadras de esportes nos Colégios Cecília Meireles (Diamante do Sul), Santa Luzia (Lindoeste) e Nossa Senhora das Graças. A Secretária elogiou a iniciativa do deputado Artagão Junior, de conversar a respeito dos projetos da SEED e aproveitou para anunciar a construção de um Centro de Educação de Ensino Profissionalizante (CEEP) no município de Pitanga. Yvelise também se comprometeu em trabalhar pela inclusão dos projetos no cronograma de obras da Secretaria de Estado da Educação. Secretária da Educação anuncia Centro de Educação Profissional em Pitanga Durante audiência com a Secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco Verde, o deputado estadual Artagão Junior obteve a confirmação de que o Governo já assinou convênio para construção de um Centro de Educação de Ensino Profissionalizante (CEEP) no município de Pitanga. O projeto vai se somar aos outros quatro já existentes no Estado (Curitiba, Londrina, Cascavel e Guarapuava), cuja proposta principal é fortalecer o ensino profissionalizante no Estado. Segundo Yvelise, falta apenas a licitação para que o projeto seja executado. “A construção desse centro vai fazer com que centenas de jovens tenham acesso a cursos técnicos, possibilitando mais oportunidades de trabalho”, afirmou a secretária. A construção dos centro vai ser financiada pelo Ministério da Educação – MEC, através do Programa Brasil Profissionalizado. Em nível nacional, o projeto prevê financiamento, assistência técnica e investimentos de R$ 900 milhões na construção, ampliação e ou reforma de escolas públicas de ensino médio e profissional, ampliando o número de vagas e qualificando a oferta da educação profissional. Vale destacar que em 2004, o Paraná se tornou o primeiro Estado do País a implantar o ensino médio integrado à educação profissional. No ano seguinte, a rede de educação profissional do estado estava presente em 128 municípios e 223 estabelecimentos de ensino mantinham 51.462 alunos matriculados. Em 2006, o número de municípios subiu para 147, distribuídos em 266 estabelecimentos de ensino com oferta de cursos técnicos e 62.040 alunos matriculados nessa modalidade de ensino. Em 2007, foram matriculados 72.201 estudantes, em 282 escolas de 163 municípios. Em 2008 foram contabilizados 75.291 alunos matriculados em 285 estabelecimentos de 167 municípios. Feliz com mais essa conquista, o deputado Artagão Junior comemorou a liberação do projeto junto ao prefeito Altair Zampier, durante reunião em seu gabinete. Zampier destacou o trabalho intenso da assessoria parlamentar do deputado e sua luta na busca de recursos para Pitanga. “O Artagão mais uma vez faz a diferença, mostrando que a cidade pode receber muito mais do que teve nos últimos anos, pois os resultados estão acontecendo de maneira ágil e rápida”, afirmou. O prefeito de Pitanga também agradeceu o empenho do deputado na liberação de vigas para reconstrução da ponte do Rio do Meio, danificada por causa das fortes chuvas que caíram na região, além dos projetos já liberados para o município como o Centro da Juventude, a Biblioteca Cidadã e a construção de quadras cobertas em escolas do município. Artagão devolveu o elogio, lembrando a disposição de Zampier em trabalhar pelo município. “O prefeito Zampier tem que ser aplaudido pela sua garra em fazer acontecer as obras que a cidade precisa. Ele sabe que tem uma grande responsabilidade e tem feito aquilo que os pitanguenses esperam”, frisou o parlamentar.