Deputado Bazana (PSD) convoca reunião com Secretário de Agricultura para discutir medidas contra gripe aviária

10/07/2023 15h47 | por Assessoria Parlamentar
A reunião foi uma solicitação do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD). “Tenho acompanhado os casos de gripe aviária junto com a Associação Paranaense de Avicultura do Paraná em Arapongas, e estamos preocupados com a saúde das granjas do nosso estado. Agora, a palavra é prevenção”, diz o parlamentar.

A reunião foi uma solicitação do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD). “Tenho acompanhado os casos de gripe aviária junto com a Associação Paranaense de Avicultura do Paraná em Arapongas, e estamos preocupados com a saúde das granjas do nosso estado. Agora, a palavra é prevenção”, diz o parlamentar.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A reunião foi uma solicitação do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD). “Tenho acompanhado os casos de gripe aviária junto com a Associação Paranaense de Avicultura do Paraná em Arapongas, e estamos preocupados com a saúde das granjas do nosso estado. Agora, a palavra é prevenção”, diz o parlamentar.

Uma comitiva de produtores do interior do estado vai participar de uma reunião com o Secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, nesta terça-feira (11), às 8h30. O objetivo do encontro é pedir ajuda do governo para evitar o aumento do número de casos de gripe aviária.

A reunião foi uma solicitação do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD). “Tenho acompanhado os casos de gripe aviária junto com a Associação Paranaense de Avicultura do Paraná em Arapongas, e estamos preocupados com a saúde das granjas do nosso estado. Agora, a palavra é prevenção”, diz o deputado.

Produtores e lideranças da avicultura de todo Paraná devem participar do encontro. “A gripe aviária é um assunto que nos deixa apreensivos. Vamos levar o nosso pedido e nosso apelo às lideranças políticas locais e nacionais para que possam tomar as atitudes necessárias nesse momento. Precisamos que o nosso setor se sinta mais protegido e em segurança”, afirma Juliana Jackoski, presidente da Asmac - Associação dos avicultores do município de Chopinzinho.

Gripe aviária no Paraná

Na última semana, dois novos casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foram confirmados no município de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, ambos em aves silvestres, da espécie Trinta-réis-de-bando (Thalesseus maximus). Um deles foi confirmado nesta sexta-feira (07) e o outro na quarta (05).

O Paraná apresenta até o momento sete focos da doença, todos em aves silvestres no Litoral do Estado. As medidas de vigilância em propriedades em torno dos focos estão em andamento, informa a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Os demais casos foram registrados nas cidades de Pontal do Paraná (03), sendo dois em aves da espécie Trinta-réis-de-bando (Thalesseus maximus) e um na Trinta-réis-real (Thalesseus maximus); em Antonina (01) e em Paranaguá (01), ambos em aves da espécie Trinta-réis-real (Thalesseus maximus).

As amostras são enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como referência internacional em diagnóstico de Influenza Aviária.

Serviço

O que: Debate sobre gripe aviária

Quando: 11/07/2023, às 8h30

Onde: SEAB – Rua dos Funcionários, 1559 – Curitiba/Pr.

Contato: Assessoria de Imprensa Deputado Bazana: 41 99624-0300

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação