Deputado Cobra Repórter (PSD) diz que Comissão vai elaborar relatório com demandas para apresentar às autoridades ligadas aos idosos Durante a 2ª edição do Seminário Feliz Cidades dos Idosos, realizada na última quinta-feira (29), o parlamentar também anunciou a realização de novos eventos.

30/06/2023 17h08 | por Assessoria Parlamentar

"Somos um Estado pioneiro em ações de cuidado com as pessoas e queremos sair na frente também na questão do cuidado com o idoso”, destacou o deputado Cobra Repórter.Créditos: Divulgação

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Cobra Repórter (PSD), avaliou como extremamente positiva as duas edições do Seminário Feliz Cidades dos Idosos, realizadas em Londrina e Cascavel e que reuniu diversas autoridades para discutir ações, políticas públicas, buscar meios de garantir a dignidade e o respeito à população idosa, combater a violência e a violação dos direitos do idoso.

“Destes dois eventos e das diversas reuniões e conversas que tivemos, vamos elaborar um documento com todos os pontos levantados, problemas e propostas, e enviar para as autoridades competentes para que tenhamos uma política que coloque o idoso e sua família como o centro de atenções no Paraná. Somos um Estado pioneiro em ações de cuidado com as pessoas e queremos sair na frente também na questão do cuidado com o idoso”, destacou o deputado Cobra Repórter.

O deputado destaca ainda que as ações realizadas pelas cidades de Cascavel e Londrina devem ser ampliadas para outras cidades. Cascavel Caridoso, Condomínio Cascavel Caridoso, entre outros, se tornaram referência para cidades do Paraná e do Brasil. Já em Londrina foi criada a primeira Secretaria do Idoso do Estado e as atividades desenvolvidas pelos Centros de Convivência têm sido exemplares.

De acordo com as informações, 31 cidades do Paraná são reconhecidas e certificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o selo Cidade Amiga do Idoso. "Daqui vamos levar os exemplos para outras regiões do estado e podem ter certeza de que o que acontece em Cascavel nós levaremos para outras regiões do Brasil", enfatizou o deputado no seminário realizado nesta quinta-feira (29).

A secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, destacou a importância do evento, enfatizando seu caráter inovador, necessário e estratégico. De acordo com ela, atualmente o número de pessoas idosas no Paraná já supera o de crianças e adolescentes. “O governador Ratinho Junior tem essa visão voltada para a política para a pessoa idosa, por isso deu status de secretaria para pasta. São muitos os desafios: mercado de trabalho, consumo, sociedade", disse a secretária.

O prefeito Leonaldo Paranhos, anfitrião da segunda edição do seminário, destaca que implantar políticas públicas para a população idosa é uma questão de decisão de governo e que buscar as infraestruturas necessárias, construir onde é necessário, definir uma política para uma fatia da população que tanto produziu para a nossa cidade, é fundamental. “Fico feliz porque outras cidades estão vindo para Cascavel, claro também para trazer boas ideias, mas levarão daqui aquilo que nós já temos consolidado. É um dia importante para a nossa cidade, um dia de comemoração pelo que temos e pelo que vamos conquistar", enfatiza Paranhos.

Problemáticas

Entre as principais problemáticas levantadas pelos palestrantes do Seminário estão a questão do acolhimento e da saúde do idoso. Para eles, a família deve estar em primeiro lugar, deve ser o principal responsável pelo idoso, depois as pessoas que o cercam, a sociedade e, por último, o poder público, com as estruturas de acolhimento.

Cuidar da saúde desde já foi outro assunto muito abordado, a saúde física e mental, por isso o destaque é para a prevenção, boa estrutura de saúde e atividades de entretenimento, busca de novos conhecimentos são fundamentais. Preparar o futuro também foi bem destacado com ações de profissionalização de cuidadores, de pessoas para que de fato possam cuidar, tanto o próprio idoso, quanto seus familiares preparar pessoas para estar cuidando, especialmente na área da saúde.

“Vamos fazer uma prestação de contas na Assembleia das ações das Comissões e um relatório detalhado de todos os debates feitos nos dois seminários. Agradeço a todos os envolvidos e já adianto: duas novas edições já estão sendo preparadas, pois este debate precisa ser constante”, finaliza o deputado Cobra Repórter.

No período da tarde no seminário realizado em Cascavel também houve a apresentação da Banda do Exército Brasileiro, 15ª  Brigada de Infantaria Mecanizada da Polícia Militar.