Deputado Cobra Repórter (PSD) solicita ao DNIT e à ANTT informações sobre o novo programa de concessões de pedágios

28/02/2023 11h27 | por Assessoria Parlamentar
Entre as informações solicitadas estão o modelo de concessão previsto, os critérios que serão adotados para os leilões dos trechos e o que será feito para reduzir o preço da tarifa.

Entre as informações solicitadas estão o modelo de concessão previsto, os critérios que serão adotados para os leilões dos trechos e o que será feito para reduzir o preço da tarifa.Créditos: Jesu Campos

Entre as informações solicitadas estão o modelo de concessão previsto, os critérios que serão adotados para os leilões dos trechos e o que será feito para reduzir o preço da tarifa.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) aprovou na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (27), um requerimento direcionado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pedindo informações sobre o novo programa de concessões de pedágios do Governo Federal para as rodovias paranaenses.

Entre as informações solicitadas estão o modelo de concessão previsto, os critérios que serão adotados para os leilões dos trechos e o que será feito para reduzir o preço da tarifa. A indefinição do Governo Federal está causando degradação à malha viária, prejudicando o transporte da safra agrícola, da produção da indústria e o comércio em geral, bem como a circulação de veículos. 

“Com o fim dos contratos e da cobrança das tarifas de pedágios em diversas praças do Paraná, os problemas na manutenção das estradas, que passaram a ser de responsabilidade do Governo Federal, são constantes. São buracos nas pistas, falta de acostamentos, pontes sem manutenção, falta de sinalização, dentre outros problemas, fatos esses que expõem os motoristas à insegurança. Um levantamento recente, feito pelo setor produtivo, mostra que as condições das estradas, aliadas à demora do atendimento, diminuiu a velocidade média nas rodovias em 20%, o que prejudica, por exemplo, o escoamento da safra agrícola, bem como outros setores da produção, como os da indústria e comércio em geral”, ressalta o deputado

Além disso, informa, as antigas praças de cobrança se transformaram em locais para a prática de tráfico de drogas e outros crimes. Cobra Repórter lembra ainda que muitas praças já foram destruídas e os custos irão recair sobre o bolso do contribuinte paranaense, após a nova concessão.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação