Deputado Cobra Repórter (PSD) solicita inclusão de boletim online para crimes contra pessoas idosas no Portal da Polícia Civil Requerimento foi apresentado na Casa na segunda-feira (26).

27/02/2024 16h59 | por Assessoria Parlamentar

"Hoje, é possível algumas denúncias online, mas em que a vulnerabilidade dos nossos idosos e até a incapacidade de comparecer a uma delegacia física, estamos pedindo a inclusão desta possibilidade no site da Polícia Civil”, destacou o deputado.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Por meio de um requerimento apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira (26), o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), solicitou à Secretaria de Segurança estudos para incluir no portal de registro de ocorrência online, disponibilizado pela Polícia Civil do Estado do Paraná, os crimes contra pessoas idosas, com objetivo de dar prioridade, acessibilidade e segurança à população com mais idade.

“Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia, diariamente recebo denúncias de abusos cometidos contra pessoas idosas, mas também da necessidade de aperfeiçoamento dos canais de denúncia. Hoje, é possível algumas denúncias online, mas em que a vulnerabilidade dos nossos idosos e até a incapacidade de comparecer a uma delegacia física, estamos pedindo a inclusão desta possibilidade no site da Polícia Civil”, destacou o deputado.

Atualmente é possível fazer o Boletim de Ocorrência por meio eletrônico para casos de furto, estelionato, extravio, perda ou furto de placa de veículo e documento, de pessoa desaparecida, de violência doméstica e familiar contra a mulher e maus tratos a animais.

O deputado lembra ainda que solicitou, em requerimento apresentado em junho de 2023, a implantação de Delegacias Especializadas para o atendimento da Pessoa Idosa e Varas Judiciais Especializadas para julgamentos de processos judiciais que envolvam pessoas idosas. O objetivo era garantir a prioridade no atendimento à pessoa idosa, assim como o rápido julgamento dos seus processos, pois em muitos casos, os idosos acabam adoecendo ou até mesmo falecendo no trâmite processual. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que não havia efetivo suficiente para implementar as medidas. O requerimento foi em conjunto com o deputado Alexandre Curi.

O deputado destaca ainda que recebe diariamente denúncia de crimes contra a pessoa idosa pelo site da Comissão (https://www.defesadosidosos.org/) que são encaminhadas aos órgãos responsáveis. “Ainda não temos uma delegacia especializada que possa atender os idosos em todo o Paraná. Os números disponíveis para contato, como o 181, Disque 100, Disque Idoso 0800 141 0001 ou 190 recebem muitas chamadas e muitas vezes, não é possível dar a atenção e a celeridade que nossos idosos precisam”, finaliza.