Deputado Edson Strapasson (pmdb)

04/08/2008 17h59 | por Assessoria de Imprensa / Vilmar Junior / (41) 3350-4073
Propostas serão encaminhadas para o Ministério do PlanejamentoO deputado estadual Edson Strapasson (PMDB) participou nesta segunda-feira (04) de um seminário, promovido pelo Grupo Integrado de Ações Federativas do Paraná (GIAFP), sobre investimentos em infra-estrutura e o Orçamento Federal. O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) em parceria com a Comissão de Finanças da Assembléia Legislativa e várias entidades representativas da sociedade civil.O encontro serviu para apresentação das sínteses das reivindicações do Estado, por parte das entidades e setores técnicos, para a finalização de documento que será encaminhado ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Segundo a GIAFP, os pleitos representam à continuidade das ações de iniciativa federal em território paranaense, para a melhoria das condições de logísticas e o desenvolvimento sustentável do Paraná e do Brasil. Os investimentos solicitados abragem rodovias, ferrovias e demandas complementares. Dentre as reivindicações rodoviárias está a restauração do trecho do Contorno Sul (BR-376), a conclusão do Contorno Norte (entre a Rodovia da Uva e a BR-116), a construção da BR-101 no Paraná, a retomada das obras da Estrada Boiadeira (BR-487). A lista segue com o pedido de construção da segunda ponte de Foz do Iguaçu e a nova via de ligação entre Alexandra e a Ponta do Poço, que vai viabilizar o acesso ao Porto do Mercosul.Quanto ao setor ferroviário, à pauta de reivindicações pede a construção do contorno ferroviário de Curitiba, do corredor ferroviário do Oeste, da segunda linha de ligação Curitiba-Paranaguá, a implantação dos ramais ferroviários entre Cascavel-Foz do Iguaçu e Cascavel-Guairá. Para complementar o anel ferroviário há ainda dois pedidos de ligação. Um entre Guarapuava e a região sudoeste do Paraná e outra entre Cascavel e Campo Mourão. Ainda fazem parte das reivindicações a extensão da pista do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, investimentos no sistema de transporte metropolitano de Curitiba, apoio à construção de um porto de águas profundas em Pontal do Sul e a ampliação do Porto de Paranaguá. O deputado Strapasson, que representou a Assembléia Legislativa no evento, destacou a importância em discutir os investimentos em infra-estrutura no Paraná. “Esta é uma reunião de trabalho que demonstra o engajamento da sociedade civil organizada na busca por investimentos estruturais importantes para o Paraná. A Assembléia segue junto com essa iniciativa, participando de forma efetiva, e em todos os momentos, para que essas reivindicações deixem o papel. Tenho certeza que é o desejo de toda a comunidade paranaense e, principalmente, o desejo dos empresários que buscam nessas demandas uma oportunidade de desafogar a economia e colocar o Paraná definitivamente em destaque no cenário nacional”, disse.