Deputado Francisco Bührer (psdb)

06/05/2009 10h13 | por Clediney Silva / 41 3350-4232 / 9115-9000
Iniciativa é do deputado estadual Francisco Bührer, que em meados de março promoveu reunião do secretário municipal Antidrogas de Curitiba, Fernando Franceschini, com representantes da sociedade, na Câmara MunicipalA Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais, em parceria com a Secretaria Municipal Antidrogas de Curitiba, realiza, nesta terça-feira, mais um Encontro de Prevenção às Drogas e à Violência. A promoção é conseqüência de reunião promovida por iniciativa do deputado Francisco Bührer, em meados do mês de março, com vereadores e representantes da sociedade civil organizada, na Câmara Municipal, e terá palestra do secretário curitibano Fernando Franceschini. A exposição acontecerá a partir das 18h, no Plenário da Câmara de Vereadores (rua Veríssimo Marques, 699 – Centro).A Rede de Colaboração Curitibana e Metropolitana de combate e prevenção de drogas foi lançada pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa, em junho de 2008, durante cerimônia de certificação de 2,3 mil agentes multiplicadores de informações antidrogas. A missão, conforme definiu o prefeito na oportunidade, “é promover o bem e salvar a vida de nossos irmãos. Vamos juntos combater o medo e o terror que se instalou na nossa cidade, com políticas sérias e austeridade", disse.“A rede funciona de maneira permanente e atuante, participando com denúncias, sugestões ou dúvidas", afirma o secretário municipal Antidrogas, Fernando Francischini, explicando que cada colaborador conta com acesso exclusivo a uma central para fazer as denúncias sobre o tráfico de drogas. As informações são automaticamente repassadas a uma central que analisa a denúncia e encaminha aos órgãos competentes. As denúncias podem ser anônimas ou identificadas. "Independente da opção, a central garantirá a proteção e a integridade do cidadão", disse Francischini.No final de janeiro, o município de Fazenda Rio Grande passou a fazer parte da Rede, quando em reunião que também teve a presença do deputado estadual Francisco Bührer os prefeitos Beto Richa e Chico Santos assinaram convênio. O acordo prevê auxílio prestado pela Secretaria Antidrogas de Curitiba para implementação do Departamento Antidrogas naquele município, além de programas voltados ao combate ao tráfico de drogas, como o Bola Cheia, que leva atividades esportivas para os jovens em horário noturno."Este trabalho em conjunto entre as cidades da Região Metropolitana é fundamental para o combate às drogas, pois é um problema que atinge a Curitiba e os demais municípios da região, principalmente São José dos Pinhais, que é o maior e mais populoso", afirma o deputado Francisco Bührer, que aguarda a presença de todos os vereadores, representantes do Executivo e membros de organizações não-governamentais.