Deputado Francisco Bührer (psdb)

28/11/2008 14h07 | por Assessoria: Eduardo Azevedo / 41 3350-4232
O deputado estadual Francisco Bührer receberá na próxima terça-feira (02/12), o Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais, honraria concedida pela Câmara Municipal de Vereadores. A sessão solene de entrega do título está marcada para as 20 horas. A homenagem ao deputado Francisco Bührer foi proposta, através de projeto de lei, pelo vereador Donizete Fraga, ainda durante o primeiro mandato do deputado, no ano de 2002. José Francisco Bührer nasceu em Tijucas do Sul, no dia 9 de agosto de 1958, na localidade de Saltinho. Filho de Ari Bührer Machado e Jovelina Claudino Bührer, Francisco é o terceiro filho do casal, de um total de sete irmãos (Soeli, Rosa Maria, Francisco, João Carlos, Luis, Maria Aparecida e Vera Regina).Ainda na infância, para dar continuidade aos estudos, deixou a casa dos Pais, na localidade de Saltinho e foi morar com familiares, próximo a sede de Tijucas do Sul, em seguida na Sede e posteriormente, no município de Mandirituba, quando então se mudou para São José dos Pinhais, no ano de 1978.Nesta cidade, Francisco Bührer começou a escrever uma nova história em sua vida. Prestou concurso público para a Prefeitura Municipal e foi admitido, passando a trabalhar na Secretaria de Urbanismo.Também em São José dos Pinhais conheceu sua esposa, Albani de Paula Bührer, filha de família tradicional da cidade. Desta união de 27 anos, Francisco e Albani tiveram dois filhos, Thiago Fernando (casado com Tamara Miranda) e Gustavo Eduardo.Vida PúblicaA política e a vida da família Bührer estão ligadas por muitas gerações, como algo que define o deputado Francisco, vem de berço. Seu bisavô, Benjamim Claudino Ferreira foi um dos primeiros prefeitos de São José dos Pinhais, e governou a cidade entre os anos de 1924 a 1932. Também o tio, Francisco Ari Claudino, com quem foi morar em Mandirituba, foi o primeiro prefeito eleito daquele município.Atencioso e prestativo em seus trabalhos e atendimentos na Prefeitura de São José dos Pinhais, Francisco Bührer conquistou muitas amizades, e foram estes amigos que o motivaram a disputar um mandato eletivo, o seu primeiro, no ano de 1989.Neste pleito, Francisco Bührer foi o vereador eleito com a maior votação, e deu inicio a sua vida política. Em uma nova disputa, Bührer concorreu à reeleição para a Câmara em 1993, novamente conquistando uma vaga do legislativo municipal. Mais experiente, chegou a Presidência da Casa.Sua atuação, referencial, lhe proporcionou prestígio e condições para alçar novos caminhos. Sempre defensor da política da conciliação, aglutinou lideres, amigos e apoiadores. Em 1996, Francisco Bührer foi eleito vice-prefeito de São José Pinhais, ao lado do empresário e hoje Deputado Federal, Luiz Carlos Setim, e reeleitos no ano de 2000 e juntos administraram a cidade até o ano de 2002.Uma Nova Página Política na Historia de São JoséAno de 2002, a cidade atravessa um de seus momentos mais importantes, no aspecto econômico e social. Industriais consolidavam pólos no município; comércio e serviços cresciam em grande velocidade e a taxa populacional em São José registrava um dos maiores índices do Brasil.A cidade estava em transformação e era necessário romper os limites geográficos de São José para buscar apoio, parcerias, projetos e recursos para que fossem aplicados em serviços para o município.Até 2002, São José dos Pinhais, um dos maiores município do Paraná, não tinha por 40 anos uma representatividade política perante o perante o Governo do Estado. Neste ano, Francisco Bührer candidatou-se ao cargo de Deputado Estadual e foi eleito com mais de 39 mil votos.Francisco Bührer chegou a Assembléia Legislativa do Paraná procurando fazer um trabalho sério e com muita responsabilidade o qual foi reconhecido pela população que o reelegeu com mais de 53 mil votos, nas eleições de 2006. Atualmente, o deputado Estadual Francisco Bührer preside a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, da Assembléia Legislativa do Paraná, é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e participa de outras seis comissões, de um total de 14 que a Assembléia Legislativa mantém. No PSDB, Bührer ocupa um dos quatro cargos da Executiva Estadual, onde é tesoureiro do Partido, pelo quarto mandato consecutivo.Para o deputado estadual Francisco Bührer a homenagem que receberá da Câmara de Vereadores será um dos momentos mais especiais de toda a sua vida pública. “Recebo essa homenagem com muito orgulho; essa cidade que me recebeu de braços abertos, onde constitui minha família e fiz grandes amigos. Agradeço também a Câmara Municipal de Vereadores, a Administração Municipal e a todas as pessoas que confiaram e apoiaram o nosso trabalho”, disse o deputado.