Deputado Goura (PDT) participa do lançamento da Coalizão Nacional Suprapartidária pela Bicicleta

21/02/2024 10h33 | por Assessoria Parlamentar
“São pessoas de diversos partidos que têm na bicicleta uma forma de fazer política em favor de cidades mais humanas, com respeito aos pedestres e que priorizem a vida e favor de uma mobilidade urbana mais sustentável”, afirmou Goura.

“São pessoas de diversos partidos que têm na bicicleta uma forma de fazer política em favor de cidades mais humanas, com respeito aos pedestres e que priorizem a vida e favor de uma mobilidade urbana mais sustentável”, afirmou Goura.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

“São pessoas de diversos partidos que têm na bicicleta uma forma de fazer política em favor de cidades mais humanas, com respeito aos pedestres e que priorizem a vida e favor de uma mobilidade urbana mais sustentável”, afirmou Goura.

Com o objetivo de dar visibilidade e promover políticas públicas voltadas à bicicleta e à mobilidade ativa, cicloativistas, pré-candidatos e pré-candidatas de diversas cidades brasileiras lançaram a Coalizão Nacional Suprapartidária pela Bicicleta. O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de fevereiro, em São Paulo (SP).

“Queremos ter uma realidade diferente na agenda política brasileira com o fortalecimento da representatividade da bicicleta nos parlamentos nas próximas eleições municipais”, explicou o deputado estadual Goura (PDT), um dos idealizadores e fundadores da coalização junto com Renata Falzoni, cicloativista e pré-canditada a vereadora por São Paulo (SP), e Filipe Simões, também cicloativista e pré-candidato a vereador por Niterói (RJ).

Goura, que é pré-candidato à prefeitura de Curitiba, explicou que o objetivo da Coalizão Nacional Suprapartidária pela Bicicleta e congregar pré-candidaturas de todo o país comprometidas com as pautas da mobilidade ativa, por cidades mais cicláveis e amigas da bicicleta.

Também são signatários da Carta de Fundação da Coalizão Nacional Suprapartidária pela Bicicleta a deputada federal Duda Salabert, pré-candidata do PDT à Prefeitura de Belo Horizonte (MG) e o deputado estadual Marcos José Abreu (Marquito), pré-candidato à Prefeitura de Florianópolis (SC) pelo Psol.

“São pessoas de diversos partidos que têm na bicicleta uma forma de fazer política em favor de cidades mais humanas, com respeito aos pedestres e que priorizem a vida e favor de uma mobilidade urbana mais sustentável”, afirmou.

O deputado lembrou que a carta de fundação da coalizão reconhece o papel da bicicleta como um modo de transporte e é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento urbano sustentável, a promoção da saúde, o respeito ao meio ambiente e a inclusão social.

“Acreditamos que a bicicleta é um veículo de mudança, capaz de transformar a realidade nos mais diversos níveis do indivíduo, dos coletivos e da sociedade como um todo.

“Nosso objetivo com essa Coalizão Pela Bicicleta é impactar a política nacional através da atuação em favor da bicicleta como prioridade na discussão durante essas eleições municipais”, destacou Goura.

A cicloativista Renata Falzoni, hoje suplente de vereadora na Câmara Municipal de São Paulo, disse que a formação da coalizão é um sonho antigo da militância em favor da bicicleta.

"É passada a hora de termos uma coesão entre políticos e eleitores que entendem a cidade a partir da escala humana. A Coalizão pela Bicicleta, marca o início dessa bancada política orgânica, onde tanto as demandas populares quanto as soluções propostas como sustentabilidade, inclusão, direito à cidade e zero mortes no trânsito”, comentou Falzoni.

Para o coordenador do Niterói de Bicicleta, órgão da prefeitura responsável por promover a bicicleta na cidade, Filipe Simões, a coalizão vai promover o debate sobre políticas urbanas e de desenvolvimento sustentável.

“A conquista de espaço nas instituições da democracia representativa é muito importante na luta pela bicicleta. Queremos que a experiência que Niterói, que desenvolve hoje o mais consistente e bem-sucedido programa de implementação de políticas para a bicicleta do país, seja ampliado para o Brasil todo. Temos vocação para pedalar cada vez mais. É preciso continuar avançando”.

O diretor Executivo na Aliança Bike, associação que tem como missão fortalecer a economia da bicicleta, Daniel Guth, elogiou a fundação da Coalizão Nacional Suprapartidária pela Bicicleta.

"Desde 2019 sonhamos criar uma coalizão de lideranças políticas que estão pensando e praticando ações em prol de cidades mais humanas em que a bicicleta tenha protagonismo central. E com a liderança principalmente do Goura, da Falzoni e do Filipe, esse momento chegou. As possibilidades a partir de agora são infinitas e esse cenário é muito empolgante", disse.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação